quinta-feira, 4 de março de 2010

Minha primeira vez


Abobrinha por delish.com

Nunca gostei de abobrinha. Deus me livre, isola 3 vezes na madeira, vá de retro – eram as expressões utilizadas para falar do pobre vegetal... Mas o pior da história nem era esse xingamento todo (uia!), era o fato de eu nunca ter sequer me dado ao trabalho de experimentá-la. Rubrei!!! É vero era puro preconceito com a coitadinha. Minha mãe me advertira que eu não sabia o que estava perdendo, meu marido me dizia que bem feita era muito saborosa e minha querida cunhada Fê, pedia a dita cuja até na pizza.

Bom, não precisa ser muito esperta para ver que o problema era comigo e não com a leguminosa! Mas quando e como criar coragem? Eu olhava, comprava para o pessoal aqui em casa, a Zefinha tentava de todo jeito me fazer provar... Em vão.


Um dia, Maridíssimo chega com uma surpresa: Uma viagem a Israel! Delícia, lá ia eu feliz da minha vida pra um país que sempre quis conhecer mas morria de medo – tanto quanto experimentar abobrinha!!! Passado o tempo de reflexão me joguei... Chegamos lá fomos recepcionados pela minha outra cunhada igualmente fofa e sua fantástica família. Ok, me encantei com o país, tudo lindo, sem medo e muito calor.

Vista de Tel Aviv

Maridíssimo, para impressionar, me levou a um restaurante de frente para o mar mediterrâneo, ao ar livre, com árvores enormes e praticamente pé na areia! Pedimos uma cerveja pra lá de geladérrima, e como de hábito no restaurante, um monte de potinhos com vários tipos de entradinhas que antecederam o peixe que havíamos pedido.

Pequenas porções de entradinhas
Para minha surpresa um dos potinhos era o que? Abobrinha, com tomatinhos e muuuuito azeite! Olhei, torci o nariz, pensei e repensei, e... nhac! Resolvi experimentar. Para quê? Para amá-la incondicionalmente para todo o resto da minha vida... E essa foi minha primeira vez, a primeira vez que comi abobrinha...

E como ando saudosista ultimamente, queria que esse dia estivesse pertinho de mim, com meu amor do meu lado e uma cerveja geladíssima no copo! Corri para a cozinha e saiu um prato bem mediterrâneo – Polvo grelhado, com filé de Pirarucu e saladinha de abobrinha, tomatinho e queijo de cabra (que acrescentei por conta e ficou fantástico!)

Segue a receita:


Polvo, Pirarucu e Salada de Abobrinha

2 abobrinhas
1 xícara de tomatinhos cereja partido ao meio
1 xícara de queijo de cabra ralado
folhas de hortelã
vinagre de vinho branco
sal e pimenta moídos na hora
azeite (muito)

1 bandeja de polvo já cozido (comprei no mercado da marca cavalo marinho) temperado com sal e pimenta moídos na hora

2 tranchas de Pirarucu temperado com sal e pimenta moídos na hora


Em duas frigideiras de fundo grosso, derramei um fio de óleo de girassol e grelhei o polvo e o peixe. Enquanto isso fiz a salada.

Ralei as abobrinhas bem finas em rodelas. Distribuí em um prato raso e coloquei por 30 segundos no micro ondas. Retirei, deixei esfriar e coloquei os tomates e temperei com o vinagre, o sal, a pimenta e o azeite. Coloquei o queijo e as folhas de hortelã por cima.

Retirei o polvo e peixe do fogo e servi...


Faltou o mar mediterrâneo, é vero, mas a abobrinha estava lá, firme, forte e DELICIOSA!
P.S. Hoje não vivo sem abobrinha! Quanto tempo perdi sem ela...

É isso aí queridos,
beijinhos e bom apetite,
Dani

9 comentários:

  1. Dani,

    Que delicia,

    Estou precisando de uma viagem dessa com meu maridão....

    Experimente tambem a abobrinha recheada, é uma delicia.

    beijokas

    ResponderExcluir
  2. Daníssima!
    Se mio marito me fizer essa surpresa tb...como até um bifíin...=D
    Que delícia seu causo...e a viagem, né?! E o causo da abobrinha, tenho a mesma aversão só que pela abóbora, argh! :( ...só consigo ver no dia do rálôíin e óia lá...
    Tem uma receita de bolo de chocolate com abobrinha...fia cê nem crê que tem...uma gostosura...experimenta! :)
    Um bejim,
    da Vinni

    ResponderExcluir
  3. Quero tudo, ir comer abobrinha em israel, comer sua abobrinha da receita e a lancheira pro Davis da Pylones! quero mutcho! rs beijos querida, Fê

    ResponderExcluir
  4. SUA RECEITA PARECE ÓTIMA A FOTO ESTÁ LINDA!
    BJIM

    ResponderExcluir
  5. Dani, vc é ótima, hahaha.
    E o prato, hein? De profissional. Parabéns!
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  6. Puro luxo mediterrâneo amiga!!!
    Eu amo abobrinha! De tudo que é jeito!
    Mas desse seu almoço eu nunca comi é o pirarucu, preciso provar esse peixe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Dani, que delícia seu blog!!!! Eu amo gastronomia, viagens, design, fotos bem tiradas!!!! Gostaria de te convidar a conhecer meu cantinho que é o www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com

    Eu também tinha um preconceito com a abobrinha, mas depois de experimentá-la refogadinha com bastante algo, me apaixonei!!! Acho que combina bem com muitos outros ingredientes! Vou ficar aqui de olho nas novidades! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Eu também odiava a abobrinha da casa da minha mãe...Logo quando casei a minha funcionária fez uma abobrinha recheada que olhei e falei : eca!! Aí meu marido (mega fresco e faz cara de nojinho)comeu e achou boa e eu resolvi experimentar...Deu no que deu, hoje em dia como pelo menos uma vez or semana!!!

    ResponderExcluir
  9. Comom vc nunca comeu abobrinha na minha casa??? DEpois de tanto filar a boia?? Eu AMO abobrinha...agora falta vc descobrir o chuchu...hahahahahah
    bom, pode colocar mais receitinhas de abobrinhas q vou fazer todas.
    Bjocas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails