Abobrinha por delish.com
Nunca gostei de abobrinha. Deus me livre, isola 3 vezes na madeira, vá de retro – eram as expressões utilizadas para falar do pobre vegetal... Mas o pior da história nem era esse xingamento todo (uia!), era o fato de eu nunca ter sequer me dado ao trabalho de experimentá-la. Rubrei!!! É vero era puro preconceito com a coitadinha. Minha mãe me advertira que eu não sabia o que estava perdendo, meu marido me dizia que bem feita era muito saborosa e minha querida cunhada Fê, pedia a dita cuja até na pizza.
Bom, não precisa ser muito esperta para ver que o problema era comigo e não com a leguminosa! Mas quando e como criar coragem? Eu olhava, comprava para o pessoal aqui em casa, a Zefinha tentava de todo jeito me fazer provar... Em vão.
Um dia, Maridíssimo chega com uma surpresa: Uma viagem a Israel! Delícia, lá ia eu feliz da minha vida pra um país que sempre quis conhecer mas morria de medo – tanto quanto experimentar abobrinha!!! Passado o tempo de reflexão me joguei... Chegamos lá fomos recepcionados pela minha outra cunhada igualmente fofa e sua fantástica família. Ok, me encantei com o país, tudo lindo, sem medo e muito calor.
Vista de Tel Aviv
Maridíssimo, para impressionar, me levou a um restaurante de frente para o mar mediterrâneo, ao ar livre, com árvores enormes e praticamente pé na areia! Pedimos uma cerveja pra lá de geladérrima, e como de hábito no restaurante, um monte de potinhos com vários tipos de entradinhas que antecederam o peixe que havíamos pedido.
Pequenas porções de entradinhas
Para minha surpresa um dos potinhos era o que? Abobrinha, com tomatinhos e muuuuito azeite! Olhei, torci o nariz, pensei e repensei, e... nhac! Resolvi experimentar. Para quê? Para amá-la incondicionalmente para todo o resto da minha vida... E essa foi minha primeira vez, a primeira vez que comi abobrinha...
E como ando saudosista ultimamente, queria que esse dia estivesse pertinho de mim, com meu amor do meu lado e uma cerveja geladíssima no copo! Corri para a cozinha e saiu um prato bem mediterrâneo – Polvo grelhado, com filé de Pirarucu e saladinha de abobrinha, tomatinho e queijo de cabra (que acrescentei por conta e ficou fantástico!)
E como ando saudosista ultimamente, queria que esse dia estivesse pertinho de mim, com meu amor do meu lado e uma cerveja geladíssima no copo! Corri para a cozinha e saiu um prato bem mediterrâneo – Polvo grelhado, com filé de Pirarucu e saladinha de abobrinha, tomatinho e queijo de cabra (que acrescentei por conta e ficou fantástico!)
Segue a receita:
Polvo, Pirarucu e Salada de Abobrinha
2 abobrinhas
1 xícara de tomatinhos cereja partido ao meio
1 xícara de queijo de cabra ralado
folhas de hortelã
vinagre de vinho branco
sal e pimenta moídos na hora
azeite (muito)
1 bandeja de polvo já cozido (comprei no mercado da marca cavalo marinho) temperado com sal e pimenta moídos na hora
2 tranchas de Pirarucu temperado com sal e pimenta moídos na hora
Em duas frigideiras de fundo grosso, derramei um fio de óleo de girassol e grelhei o polvo e o peixe. Enquanto isso fiz a salada.
Ralei as abobrinhas bem finas em rodelas. Distribuí em um prato raso e coloquei por 30 segundos no micro ondas. Retirei, deixei esfriar e coloquei os tomates e temperei com o vinagre, o sal, a pimenta e o azeite. Coloquei o queijo e as folhas de hortelã por cima.
Retirei o polvo e peixe do fogo e servi...
Faltou o mar mediterrâneo, é vero, mas a abobrinha estava lá, firme, forte e DELICIOSA!
P.S. Hoje não vivo sem abobrinha! Quanto tempo perdi sem ela...
É isso aí queridos,
beijinhos e bom apetite,
Dani
Dani,
ResponderExcluirQue delicia,
Estou precisando de uma viagem dessa com meu maridão....
Experimente tambem a abobrinha recheada, é uma delicia.
beijokas
Daníssima!
ResponderExcluirSe mio marito me fizer essa surpresa tb...como até um bifíin...=D
Que delícia seu causo...e a viagem, né?! E o causo da abobrinha, tenho a mesma aversão só que pela abóbora, argh! :( ...só consigo ver no dia do rálôíin e óia lá...
Tem uma receita de bolo de chocolate com abobrinha...fia cê nem crê que tem...uma gostosura...experimenta! :)
Um bejim,
da Vinni
Quero tudo, ir comer abobrinha em israel, comer sua abobrinha da receita e a lancheira pro Davis da Pylones! quero mutcho! rs beijos querida, Fê
ResponderExcluirSUA RECEITA PARECE ÓTIMA A FOTO ESTÁ LINDA!
ResponderExcluirBJIM
Dani, vc é ótima, hahaha.
ResponderExcluirE o prato, hein? De profissional. Parabéns!
Beijos
Patty Martins
Puro luxo mediterrâneo amiga!!!
ResponderExcluirEu amo abobrinha! De tudo que é jeito!
Mas desse seu almoço eu nunca comi é o pirarucu, preciso provar esse peixe.
Bjs
Dani, que delícia seu blog!!!! Eu amo gastronomia, viagens, design, fotos bem tiradas!!!! Gostaria de te convidar a conhecer meu cantinho que é o www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com
ResponderExcluirEu também tinha um preconceito com a abobrinha, mas depois de experimentá-la refogadinha com bastante algo, me apaixonei!!! Acho que combina bem com muitos outros ingredientes! Vou ficar aqui de olho nas novidades! Bjs!
Eu também odiava a abobrinha da casa da minha mãe...Logo quando casei a minha funcionária fez uma abobrinha recheada que olhei e falei : eca!! Aí meu marido (mega fresco e faz cara de nojinho)comeu e achou boa e eu resolvi experimentar...Deu no que deu, hoje em dia como pelo menos uma vez or semana!!!
ResponderExcluirComom vc nunca comeu abobrinha na minha casa??? DEpois de tanto filar a boia?? Eu AMO abobrinha...agora falta vc descobrir o chuchu...hahahahahah
ResponderExcluirbom, pode colocar mais receitinhas de abobrinhas q vou fazer todas.
Bjocas