quinta-feira, 11 de março de 2010

O que eu quero, é sossego



Sabe aqueles dias que você está no maior dolce far niente? Que tudo que você quer é ficar recolhida e acolhida no acalanto de seu lar? Pois é, não raramente tenho esses momentos, onde a família se resume em ‘apenas’ toda minha necessidade! Minha irmã brinca que um dia o mundo descobrirá que nós somos vampiros (rs). Mas não é nada disso, gosto demais da minha casa e de estar com o marido e os filhos.

Mas a coisa não funciona como um isolamento uma vez que nossas portas estão sempre abertas e sempre temos visitas! É mais uma questão introspectiva de preguiça (existe isso?), é assim que sinto. Adoro montar brinquedos com os filhos e o marido, amo vê-los jogando futebol, enquanto assisto tv ou estou no computador, as bagunças no sofá... Adoro poder estar só de moletom e camiseta, sem mega produção.

Aí nesse dias não tem nada, absolutamente nada que me tire de casa. Take a picture, lá estou eu jogada no sofá, com algum dos deliciosos pulando em mim, o outro dormindo e o marido montando o kid k’nex mega ação com o super espoleta... Porque eu deveria sair de casa??? A preguiça e o prazer de mãos dadas, ô combinação perfeita para não se fazer nada!


Mas como saco vazio não para em pé, arrumei forças para cozinhar algo rapidinho, mas também não quis sair para comprar ingredientes que não tivesse. Olhei a geladeira, tinha uma abobrinha (falei que fiquei louca por ela! rs), e queijo meia cura, que havia comprado para curar em casa e acabei por não fazê-lo. O que poder sair disso? Risoto, estava com desejo, aliás parece que a gravidez passou mas os desejos, never! E assim foi feita a minha vontade. Risoto preguiçoso de domingo!

Segue a receita:


Risoto de Abobrinha e Queijo Meia Cura

50 gr de manteiga + 50 gr dela gelada cortadinha em cubos
1 cebola média cortada em cubinhos
1 dente de alho bem picado
250 gr de arroz carnaroli
200 ml de vinho branco seco (sugiro o chardonnay)
2 litros de fundo de legumes
1 abobrinha ralada
1 xícara de chá de queijo meia cura ralado

Refoguei a cebola e o alho na manteiga, adicionei o arroz e deixei refogar mais um pouco. Adicionei o vinho e deixei evaporar o álcool. Mexi muito bem.

Fui adicionando o fundo e mexendo constantemente, aliás é esse mexe-mexe que libera o amido do arroz tornando o risoto cremoso. Na última concha que adicionei do fundo, mexi mais um pouco de deixei ele lá, sossegado cozinhando um pouquinho. Já estava bem cremoso e com bastante caldo, quando desliguei o fogo, acrescentei a abobrinha, o queijo e a manteiga gelada, mexi até que ela derretesse e servi quentérrimo!



Bom queridos, continuo achando que não há nada melhor que um belo dia de domingo, com direito a preguiça e muito sossego!!!
beijinhos,
Dani

17 comentários:

  1. Também adoro abobrinha e também amo ficar em casa com o maridão, filho e tutuga! Tem momentos em que absolutamente tudo o que vc ama e precisa está bem pertinho de vc! E viva o dolce far niente!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Familia é maravilhoso temos que aproveitar cada minuto junto com filhos e marido parabéns por isso!!!
    Esse risoto parece maravilhoso

    ResponderExcluir
  3. sabe que eu tambem penso assim..adoro meu cantinho..adoro tudo que tem ao redor dele:familia..amigos..e tambem gosto de sentir o barulho de meu silencio..rsss..mas..amo demais é esse seu risoto!!!!que tentação..amei..bjus

    ResponderExcluir
  4. É uma delícia ficar em casa...tb adoro! num dia chuvoso então...não tem coisa mais gostosa...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani,

    Sabe eu sou uma pessoa CASEIRA, sim tambem ADORO a minha casa, meu maridão e minha pequena... adoro ficar de preguiça, fazer uma comidinha gostosa para eles.... e olha que eu conheço pessoas que não param em casa, ficam fora a semana inteira e no final de semana não param um minuto no aconchego do Lar. Vai entender, né...
    Você não acredita, mas sexta-feira eu estava de preguiça em casa e saiu um Risoto de abobrinha, só que o meu foi com parmesão, pois era o que eu tinha na geladeira... rsrsrs

    beijokas para você e para sua linda família!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani! Obrigada pela visita!!
    Hum, esse risoto deve ser uma delicia!!!
    Volte mais vezes ok?
    BJO!

    ResponderExcluir
  7. apetitoso demais o risoto.nem fala como é gosotoso o aconchego de casa, adoroooo curtir meu mundinho.rsrs

    ResponderExcluir
  8. Dani, vim retribuir a visitinha e conhecer seu espaço, que lindo, tão fino e elegante, tem um requinte incrível, o risoto tá impecável, adorei, bjkas querida ;)...

    ResponderExcluir
  9. Dani!
    Você não está sozinha! Lar doce Lar, como é bom dia de preguiça em casa, sem compromisso, sem preocupação, aproveitando os minutos com os nossos...!
    Esse risoto deve ter ficado muito bom! LINDO!
    Bjks.

    ResponderExcluir
  10. Dani!
    Escreveu prá mim, foi?! :)
    Sou totalmente assim...não ao isolamente, mas sim ao conforto e carinho em família...
    Isso devia ser uma constante, né?!
    Não aguento todo mundo só correndo...:/
    Amei sua prosa, cada letrinha... e o aconchego do lar...
    E vc é mãezona mesmo, hein.. ainda foi fazer uma lindo e saboroso risoto, e colocou queijin curado...q nem em Minas..ah! Já gostei! =)
    Um bejim e curta sempre esses momentos, viu?!

    ResponderExcluir
  11. Olá Dani, bom dia!
    Através dos blogs de muitas amigas, vim conhecer o seu...e já fiquei...gostei do lugar...quanta coisa boa por aqui!
    Tem tudo que eu gosto, inclusive a língua francesa, que estou me esforçando pra aprender!
    Quando puder, terei prazer em recebê-la em:
    www.eternosprazeres.blogspot.com
    Dá uma passadinha lá!

    Um abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  12. Olà Querida, parabéns por seu blog. muito lindo. Esta receita è muito deliciosa. Obrigado pelo seu comentàrio. Um grande beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Ola'
    Adoro estar em casa e curtir minha familia. Imagino que quando tiver filhos isto se acentuara' ainda mais!

    Nunca fiz risoto com abobrinha, adorei a idéia, quanto ao queijo é minha grande paixao, quando estou no Brasil aproveito!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  14. E por isso que eu adoro os fins de semana. Pois da para estar com a familia e programar actividades. E nada como alimentar bem aqueles que mais gostamos, cozinhando pratos maravilhosos como esse risoto de courgette.

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  15. Dani:

    Além de uma visita super agradável lá no nosso bloguito, descobrimos um blog lindíssimo e adorável de "passear" o seu!! E mais uma para nossa turma de apaixonados pela família... é tão bom nos dias de hoje ouvir isso.... Parece mesmo que "somos vampiros" hahaha.

    Um beijinho, venha sempre nos visitar... já cadastramos vc lá no blog...

    Ana

    ResponderExcluir
  16. Que delícia!!!! Abobrinha e queijo meia-cura!!!! Adoro esses ingredientes! Acho que o risoto deve ter ficado incrível! Bjs!

    ResponderExcluir
  17. vocé e d obei poque eu sol

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails