terça-feira, 30 de março de 2010

Sem farinha e sem fermento



É chegada a páscoa judaica, Pessach! Para sua comemoração sempre há um jantar na casa de meus sogros para tooooda a família. Esse ano, entretanto, isso não ocorreu, eles estão viajando e passaram o bastão para a irmã da minha sogra. O Jantar foi igualmente delicioso.

Sempre quando esta data chega, eu fico encarregada de uma das sobremesas e isso, me tira o sono! Como nessa época não se pode comer nada que tenha farinha e fermento, penso repenso e só de última hora acho alguma coisa, me ocasionando correria e direito a um pouco de stress...



Penso eu, um cheesecake... a massa é de bolacha e bolacha tem farinha - nada feito. Minha mãe me passa uma receita de bolo sem farinha... mas tem fermento - não foi dessa vez! Ahá! Mousse... que graça tem??? E assim seguem meus dias que antecedem a festança. Esse ano foi completamente diferente. Um dia, chamei meus sogros e cunhados para jantar aqui e fiz aquela sobremesa de chocolate em barra, e no fim do jantar quando me pediram a receita percebi que poderia ser consumida em Pessach.

Assim fiz, só que dessa vez cobri com uma generosa camada de marzipan de rosas. Em cima aproveitei a massa e fiz umas florzinhas rústicas para dar um charme e preenchi com cramberries cristalizadas. Pela primeira vez, para mim, foi simples fazer uma sobremesa com tantos requisitos (rs), tendo em vista que esse doce me consome algo em torno de cinco minutos para fazê-lo!

A receita do doce eu já postei aqui, agora segue a receita da cobertura:






Marzipan de Rosas

2 xícaras de farinha de amêndoas
1 xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de água de rosas
2 colheres de sopa de frangelico
2 colheres de sopa de xarope concentrado de rosas

Bata tudo no processador até formar uma bola. Retire e utilize.

Como a minha massa estava muito úmida, usei açúcar impalpável para abri-la com o rolo de abrir macarrão.

Cobri o bolo e coloquei as florzinhas!



Chag sameach a todos,
e doces beijinhos,
Dani

18 comentários:

  1. Nossa Dani, que bolo maravilhoso menina! Amei! E o sabor também deve ser incrível!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Coisa mais glamurosa essa sobremesa Dani!! Isso é glamour!! beijocas

    ResponderExcluir
  3. Dani!
    Que linda sobremesa!
    ótima idéia, preciso fazer algo sem fermento para ensinar as crianças da igreja sobre a Páscoa Judaica e com certeza essa sobremesa prenderia a atenção deles!
    Parabéns!
    Ps: O que é frangelico?
    Bjks.

    ResponderExcluir
  4. Dani, que sobremesa linda e cheia de estilo! Adoro os ingredientes diferentes que você usa... Marzipan de rosas? Que chique! Deve ser uma delícia!!!!! Bjs!!!! Adoro passar por aqui, que delícia de blog!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Dani que spetàculo !!! Delicia !!! Bim
    apaguei o anterior pq escrevi errado, desculpe...

    ResponderExcluir
  7. olá Dani,
    ficou um luxo!! Parabéns!
    Beijinho grande.

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente magnífico!
    Luxuoso, chic, finíssimo...que mais? rsss...
    Tá lindo, é isso!

    ResponderExcluir
  9. Una deliziosa e bellissima torta!
    Bravissima. Grazie della visita e un bacio

    ResponderExcluir
  10. Parace maravilhosa!!!
    hummm deu até água na boca!!!

    ResponderExcluir
  11. Dani,
    LINDA a sobremesa, vc realmente é muito prestimosa tudo que faz fica lindo e dando agua na boca de todo mundo.
    bjo querida
    boa páscoa

    ResponderExcluir
  12. Putz, tava maravilhoso, comi as duas vezes, dei muita sorte, pena que não tenho nenhum talento para repetir sua receita aqui em casa, então vou esperar a próxima vez que vc vai fazer para me deliciar nesta belezinha... gente, além de lindíssima o sabor é inesquecível e maravilhoso! bjs
    chag sameach, Fê

    ResponderExcluir
  13. Muito chiquetosa a sua sobremesa...marzipan é tudibom...parabéns
    Bjinhus e bom restinho de semana curtinha kkkk

    ResponderExcluir
  14. Dani, nunca testei fazer marzipan, mas você falando aqui, parece fácil.
    Vou testar pra ter mais uma opção pra decorar os cupcakes, porque convenhamos, a única vantagem da pasta americana é a praticidade, né? Já o sabor...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Menina que desafio fazer uma sobremesa sem farinha e sem fermento heim?
    Mas você tirou nota 10 em criatividade. Receita linda e tenho certeza que deliciosa!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Poxa vida, eu também ficaria numa saia justa, porque é difícil mesmo fazer algo sem farinha e sem fermento, mas você mandou super bem hein!
    Ficou lindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Ficou lindo e aposto que deve ter ficado uma delícia também =)

    vou anotar a receita!

    bjoca

    ResponderExcluir
  18. A decoração do bolo ficou linda e bem simples com o massapão.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails