sexta-feira, 26 de março de 2010

Levei gato por lebre, ou olhete por olho de boi!



Foto: Divulgação

Em uma viagem à Nova York com o Maridíssimo, resolvemos ter uma noite romântica e jantar no Nobu. Diga-se de passagem fantástico! Ambiente suuuper descolado, serviço pra lá de atencioso e comida, bem... nada além do fenomenal! U-hu!!! Melhor comida oriental que já comi. Tantas referências, tantas cores, sabores, enfim, fantástico MESMO!!!

Lá estávamos nós, meio perdidos em um cardápio que já é complicado na nossa língua, na dos outros então... Percebendo nossa dificuldade em entender os nomes de peixes, métodos de cocção e porções, o garçon blaster atencioso, chegou à nossa mesa e nos sugeriu, um menu pronto, que servia várias entradas e na medida de nosso apetite. Foi sem dúvida a melhor das escolhas, cinco entradas maravilhosas que jamais esqueceremos.



Tempura de Camarão Apimentado
Um dos pratos que degustamos

O grand finale se deu por um carpaccio de peixe branco com um molho maravilhoso, bem leve e não muito espesso que deixou sua marca em nossa memória gustativa até hoje. Chamei o garçon e perguntei-lhe o nome do peixe, de pronto ele respondeu – yellow fish. Ok a cor dele eu já sabia agora queria saber qual a tradução para português.

Claro que pedi demais do pobre homem que me olhava com uma cara de interrogação. Aliviei a do coitado, dizendo ok e que procuraria a tradução aqui no Brasil. Ele suspirou aliviado e saiu ainda solícito. Depois vim descobrir que esse molho é super conhecido e Dieu merci, consegui sua receita!


Olho de boi super utilizado na cozinha japonesa

Bom, cheguei no Brasil alucinada e descobri que o yellow fish aqui chama-se olho de boi, e não é amarelo, apenas possui uma faixa amarela em todo o seu dorso. Corri para o mercadão procurando o dito cujo. Voltei para casa saltitante com meu peixinho debaixo do braço. Fiz para amigos um jantar degustação oriental e deixei o bichinho para o meu grand finale. Sucesso garantido, peixe fresquézimo, molho alla Nobu, ótimas companhias... Um jantar e tanto!

Um dia quis repetir a dose e, infelizmente, fui enganada. Me venderam outro peixe o Olhete, muito parecido no aspecto, mas o gosto, completamente diferente. Quase bati no homem do sacolão quando descobri a mutreta... Fiquei realmente muito chateada. De novo, peixe só no mercadão!



 Ontem fui até lá para comprar carne, fresca, cortada na hora, embalada bonitinha (e muuuito mais em conta!)... Eis que estou passando em uma banca e lá está ele... Olho de boi... Já havia comprado pintado (U-hu de novo, não era de cativeiro!), paquerado um pirarucu e agora ele, o olho de boi... Não resisti e comprei. Então fatiei dois filés em carcapccio e dois fiz na grelha com um molho de wasabi...

Só havia experimentado esse peixe cru, ontem também provei na grelha com um molho bem suave. É muito saboroso, mas sutil, carne tenra e bem branquinha. Uma delícia, embora eu o prefira cru.

Segue a receita


Olho de Boi com Molho de Wasabi

2 filés de Olho de boi
Sal e pimenta moídos na hora

Grelhe o peixe temperado com um fio de azeite até que atinja o ponto certo de cocção (ou o que você goste)

Molho:
1 litro de caldo de peixe (fiz em casa com a cabeça do próprio peixe)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de wasabi em pó
sal

Derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso, junte a farinha e mexa bem e deixe dourar um pouco (amarelinho), junte o caldo e mexa bem (se aqui pode empelotar um pouco, mexa com um batedor de arame). Acrescente o wasabi e encorpore bem. Deixe reduzir e engrossar levemente. Ajuste o sal e sirva com o peixe.

Bom, Queridos
espero que gostem...
Beijinhos
Dani

25 comentários:

  1. ADORO PEIXE MAS ESSE AINDA Ñ PROVEI MAS QUEM SAB ENCONTRO POR AQUI!!!
    ANOTEI A RECEITA!
    BJIM

    ResponderExcluir
  2. Dani, que delícia, já li sobre esse restaurante...já fui a NY mas o marido ainda não...queremos ir juntos e um jantar assim é um must, não?
    Nunca experimentei esse peixe...mas as fotos estão lindas, de dar água na boca! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Dani,

    Seus posts como sempre são uma aula....
    adorei, fiquei babando!!!

    BEIJOKAS E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA

    ResponderExcluir
  4. Eu não falei? Quando não é pêssego seco que ninguém nunca ouviu falar é um peixe que ninguém conhece kkkkkkkk....
    Mas o pior é que a gente sempre fica babando na receita! Fui ver no google...menina esse peixe é enorme!
    Eu amo sashimi de peixe branco, mas nunca perguntou qual é...
    Aqui em Sorocaba não tem boas peixarias...mas a esperança é a ultima que morre, vou procurar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Dani esse negócio de línguas é meio complicado minha amiga, até mesmo dentro do nosso país, as vezes em um estado uma coisa tem um nome e em outro estado outro, imagina quando se trata de países rsrsrsr!!!, receitinha divina querida, parabéns, um lindo fim de semana p/ vc e família, bjkas ;)...

    ResponderExcluir
  6. Hum esse eu não conheço e fiquei com água na boca pelos dois pratos. rs
    Eu detesto levar gato por lebre, e vive acontecendo com carne.. ;o(

    Um ótimo findo e xerinhos, frô.

    Paty

    ResponderExcluir
  7. Dani,
    Très chic. Vou ver se encontro esse "olho de boi" no Mercado do peixe daqui de Santos. Mas nunca ouvi falar.
    Hoje fui ao cinema e lembrei de você. Fui ver "Educação" e a artista principal, em torno de quem gira a história, adorava francês e sempre incluía algumas palavras francesas no meio do seu inglês.
    Você viu o filme?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Já fui jantar ao Nobu de londres e adorei!...
    que saudades ao ler este relato...
    babette

    ResponderExcluir
  9. Oi Oi! ^^
    Eu conheço muito pouco de peixes, e esse olho de boi nunca vi nao... Mas fiquei curioso com a receita do molho que vc achou! Reparte o segredo com a gente, vai?rsrs

    Um bjo, bom fds! :D

    ResponderExcluir
  10. Tbm não conheço, uai, aqui pro meu lado é dificil de ter peixe viu...mas valeu pelas historia novaiorquina e pela receita maravilhosa!
    Ótimo sábado pra vc!

    ResponderExcluir
  11. Seu blog e muito fofo , muito legal parabens beijos fofis

    ResponderExcluir
  12. Que grande aventura. Mas realmente e mesmo uma conquistada quando encontramos aquilo que andamos a procura. O peixe feito deste modo deve ser um espectaculo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Dani,

    Quando se trata de peixe... me dei bem... o marido é pesquisador de peixes marinhos... aí aprendi um pouquinho.... rsrsrs, mas às vezes nem os vendedores sabem a diferença... e o mesmo peixe tem nomes diferentes, conforme a região... o melhor mesmo é a gente aprender!!! E tem cada um mais gostoso que o outro... deu água na boca...

    Beijinho

    Ana

    ResponderExcluir
  14. o destino me traz aqui sempre no hora do almoco. vou sair para almocar agoooora e eh num restaurante japones que vou!!! ai gente, agua na boca!!!! Dani, vc eh cozinheira de mao cheia! parabens pelas receitas tao saboras que posta aqui. um beijo! vou mostrar essas receitas pra Gloria, cozinheira ha mais de vinte anos da minha familia. eu a amo muito! e tenho certeza de que ela vai amar isso aqui!

    ResponderExcluir
  15. Tudo delicioso !! Gostamos muito da dica do restaurante em NY, anotadissima !! Qdo formos te contaremos a nossa experiencia...
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Dani, suas histórias são muito boas, sempre contadas com muito humor e as receitas deliciosas!! Citei vc no blog hoje, pois to adorando vir te visitar diariamente!! beijocas

    ResponderExcluir
  17. Olá

    O blog AMIGA DA MODA, quer sua participação no novo sorteio. Tenho certeza que vc gostará de participar. Visite o blog e confira. Aproveite para fazer sua inscrição.A Kinha está esperando por você...
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Suas fotos são lindas, Dani, realmente parece que é possível comê-las com os olhos... Gostei da receita, mas o Marcelo odeia frutos do mar em geral!!!!! Não posso nem fazer um risotinho de camarão em casa, que maldade!!!! Beijão e boa sorte com sua foto no concurso!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi dani, fiquei com água na boca...adoro comida japa!

    ResponderExcluir
  20. Dani, pode entrar na blogagem, mesmo com o bonde andando!

    ResponderExcluir
  21. ai, que delícia!
    eu sou apaixonada por peixes ...
    vou experimentar sua receita *---*

    ;*

    ResponderExcluir
  22. Olá amigas, esse peixe que vcs o chamam de olho de boi, e bastante pescado na região da bahia, onde se encontra uma grande quantidade dessa especie, além disso esse peixe é capturado a mais de 100m de profundidade, voltei de itacare a 3 semanas, e trouxe 3 peixes que pesquei lá sendo um de 13,17 e 23 kgs, bom espero ter ajudado e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  23. Ah obrigado pela receita, vou passar para minha linda esposa
    Ah já ia me esquecendo, caso vcs quiserem conhecer o peixe para não comprar gato por lebre o mesmo possue uma faixa amarela ao lado do corpo, vou postar a foto com o peixe que capturei para facilitar para vcs, até mais.
    http://www.fotosdepesca.com.br/fotos/35499

    ResponderExcluir
  24. Seriola lalandi se llama el pez en cuestión técnicamente y vulgarmente se usan ambos nombres, olhete o olho de boi en Brasil y jurel en español. es difícil saber preparar algo que no se sabe que es!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails