domingo, 27 de setembro de 2009

Vê, estão voltando as flores...





Agora vai! Parece que a primavera espantou sem dó nem piedade os dias cinzentos e frios que pairavam pela cidade. O sol chegou de mansinho, tímido até, mas fez valer sua condição de astro rei e agora reina absoluto mostrando que voltou para ficar.

Curioso que sempre passamos pelos mesmos lugares nos mesmos horários com a mesma pressa cotidiana, mas tudo fica mais aprazível quando o dia está bonito. Outro dia mesmo passei por um Ipê amarelo inteiro florido lindo, e a claridade do dia me acusava de só ter olhos para ele porque o dia estava brilhante, pudera com a chuva dos outros dias era melhor olhar para o carro da frente mesmo!



Flores em botão

Mas agora tudo está bem, buscar as crianças na escola já não requer mais equipamento de mergulho e ao sair para jantar dispensamos o casaco de 2 toneladas e meia! As pessoas estão de melhor humor e o sorriso já é mais fácil (talvez pela dificuldade de descongelar o músculo facial para dar uma risadinha). Os casais apaixonados aplaudem a primavera e brindam o amor, as crianças nos parques, clubes e mesmo no quintal não entendem muito bem o por quê, mas estão com mais disposição e brincam até mais tarde!

Sem falar nos pássaros que nos presenteiam com sua melodia sem sequer pedir aplauso ou atenção. E digo isso com propriedade pois escrevendo esse post, me deparei com um beija-flor, sem a menor cerimônia paquerando as flores do meu manjericão! E é assim que a primavera se manifesta, com dias lindos, sem aquele calor cansativo e música e flores por todos os lados.


Flores de manjericão perfumam a varanda

Pelo menos na minha delicada pessoa a primavera tem consequências maravilhosas... Ontem mesmo meu marido perguntou onde iríamos jantar e a resposta foi pronta e sumária – Em casa!!! Não resisti a frescura do agrião que estava lavadinho na geladeira e nem àquele ementhal que me presenteei no Mercadão. E lá fomos nós dois para a cozinha cantarolando e aos poucos vendo surgir nosso rigatoni ao pesto de agrião e escalopinho com molho ementhal. Foi uma deliciosa noite de primavera!

Segue a receita:





Pesto de agrião

300 g de massa de sua preferência cozida al dente em água e sal.

1 xícara de folhas de agrião (confesso que escaparam alguns pequenos talos)
½ xícara de nozes descascadas
½ xícara de queijo pecorino
½ xícara de azeite de boa qualidade (usei um grego, com 0,4% de acidez que também me preseentei no Mercadão)
½ dente de alho
sal a gosto

No processador, coloque todos os ingredientes menos o azeite. Ligue e derrame o azeite em fio. Como gosto dele mais rústico não bati muito. 2 minutos depois... Prontinho para sua massa.

Misture na pasta já cozida e seja feliz!


Molho ementhal

3 colheres de sopa de manteiga de boa qualidade
500 ml de creme de leite fresco
100 g de queijo ementhal
1 cebola partida ao meio
1 dente de alho esmagado, mas inteiro
sal e pimenta branca moída na hora a gosto

Derreta em uma panela de fundo grosso a manteiga em fogo baixo, acrescente o creme de leite, os pedaços de cebola e o alho. Quando levantar fervura retire as cebolas e o alho, coloque o queijo mexendo sempre até estar totalmente derretido. Espere dar o ponto de napê médio (aquele que ao mergulhamos a colher, conseguimos, na parte de traz fazer um caminho sem que ele se feche). Está pronto para seu escalope!

Deixo vocês por aqui nesta linda tarde de sol e cantarolando me vou...
Vê, o sol iluminando, por onde nós vamos indo...
beijinhos,
Dani

6 comentários:

  1. Esse macarrão está com uma cara muito boa! Comi o molho de queijo em um restaurante que vou sempre, agora já sei a receita!

    beijo
    Gabriela

    ResponderExcluir
  2. Adoro pesto, a-do-ro, mas ainda não experimentei de agrião, sobrou um pouquinho aí???!!!!!!!
    Tenha uma linda semana,
    Bjks,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Dani esse pesto de agrião está no topo da lista dos "preciso fazer". Cardápio nota 10!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Queridas, que bom que vcs gostaram, o pesto fica bom mesmo!
    beijinhos,
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, não sei como vc conseguiu meu email, mas adorei seu blog!
    Bem humorado, com lindas fotos, recitas ótimas!
    Adorei a leveza com que escreve...
    Te convido a me visitar lá no meu e ver se gosta tb.
    Já sou sua seguidora, ok?
    beijocas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails