quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Vózinhas de boa memória

.
Tenho acompanhado e, a bem da verdade, invejado um pouco, muitas pessoas bacanas que falam com muito carinho das receitas extraídas dos cadernos de receita de avós e até mesmo de avôs...
Inúmeros companheiros de cozinha, tem a felicidade de dizer que vasculhando o caderno de receitas de suas avós encontraram tal receita (aliás são sempre um sucesso!) e que seguiram a risca ou que mudaram um pouco... Mas sempre tem uma receita antiga.
.
.
Comigo isso não acontece, com tristeza no coração digo, que minhas avós tinham memória de elefante, tinham suas receitas todas guardadas na cachola, motivo pelo qual padeço hoje em dia. Até arrisquei dias atrás perguntando a minha mãe se a vovó não tinha mesmo um caderno de receitas e ela sumariamente me disse que não!
.
Claro que sempre há uma receita ou outra que transcenderam as gerações e mesmo com descendentes que não são amantes da culinária (minha doce mãe, no caso) ainda consegui reaver algumas que ela se lembrava, pois ajudava a Nona a fazer. Algumas já postadas por aqui.
.
Levando em conta toda essa história, resolvi mostrar como sou diferente e, como minha cachola de 2 MG me ajuda a gravar todas as receitas que gosto e testo. Primeiro, tenho arquivos salvos no meu computer em pastas com nomes de regiões que gosto.

.
.
A primeira foi ‘Provence’, quando já alcanço um número elevado de receitas, gravo em CD com o mesmo nome e índice em ordem alfabética na parte de traz.
.
.
Imprimo cada uma delas e coloco em uma pasta, aquelas com plástico dentro. Ficam bonitas e bem protegidas das manchas de ingredientes que, no meu caso, sempre teimam em cair em cima da receita.

                                       
Agora já estou rumando para a Toscana, quisera eu fosse a viagem, é o segundo CD, com novas receitas, e assim vai... Espero que um dia possa passar toda essa parafernália para minha neta ou para minha sobrinha, que com 13 anos já demonstra grande interesse pelo assunto.
.
Bem, hoje fico devendo a receita mas logo, logo trago alguma novidade.
beijinhos a todos,
Dani

4 comentários:

  1. Dani, estou amando seu blog.
    Ele é lindo, de bom gosto e vc tem dividido generosamente com nós os mortais da gastronomia, parte das grandes delícias que eu já tive o prazer de degustar na sua mesa... (felizmente diversas vezes...rs).
    Parabéns pela iniciativa, é muito bom participar um pouco destas delícias de suas tão amadinhas receitas e pensamentos.
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  2. DE FACTO, AS RECEITAS ANTIGAS SÃO UMA TENTAÇÃO...MAS EMBORA NÃO TENHAS ESSES DITOS LIVRINHOS HERDASTE O SEU DOM DE FAZER TUDO DE BOM. E ISSO, É ALGO QUE MAIS NINGUÉM PODERA TE FACULTAR. BEIJINHOS DO TAMANHO DO MUNDO.

    ResponderExcluir
  3. Queridas Fê e Sónia, mais doces do que minhas receitas, são seus comentários...
    Obrigada pelo carinho,
    bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  4. uau!
    que organizada, dani!
    quisera eu ser assim... só um caos e as vezes é até difícil eu me encontrar hehe estou há semanas planejando fazer um backup da minha pasta de receitas, mas vou procrastinando. uma hora, crio coragem hehehe
    beijos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails