segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Panna Cotta

Vinícola Barolo

Mon Dieu de la France... Ou melhor dizendo - Dio Mio! Com todas as origens italianas que correm em minhas veias, eu não poderia deixar de ser uma amante da sua culinária. Polenta, pastas, ossobucos, banha calda e assim vai... Mas, Barolos a parte, devo confessar que sou meio fanzoca da cocina Piemontesa em especial e de toda a magia que o local nos oferece. Entre a cordilheira que lhe abriga e as planícies que estão depositadas à seus pés, a região cheia de rios e lagos (muitos ocasionados pelo degelo), providenciam um clima espetacular para inúmeras qualidades de plantio, resultado - Uma cozinha cheia de variedades e ótimos vinhos. Ô lugarzinho fértil!!!


Mas tem uma receita Piemontesa que me faz verter água na boca só de pensar... A Panna Cotta! Minha nossa, como é bom! Esse fim de semana acorde e resolvi testar uma receita do doce que eu nunca havia experimentado, a delícia com iogurte. Aproveitei a desculpa que iria receber gente em casa a noite e PRECISAVA fazer uma sobremesa para depois da domingueira pizza, e me enfiei na cozinha para realizar o manjar!

E não é que deu certo!!! Dadivosa estava ela, cheia de prazer para dar... Leve, simples e com uma calda de frutti del bosco, que eu havia feito um dia antes para aproveitar umas amoras que iam estragar! Bem, não preciso dizer que não tivemos panna cotta para o café da manhã de hoje!

Facciamo o seguinte, coloque a música Caruso versão com a Laura Fabian (http://www.youtube.com/watch?v=QE7FICoBJbQ) para tocar, vá para a cozinha, e deixe toda essa inspiração italiana tomar conta de você. Será uma experiência inspiradora e maravilhosa, enquanto a música (que meu avô me cantava quando era bambina) alimenta sua alma, a panna cotta alimentará o seu dia, alegre e vaporosa nossa vida deve ser!
..
Aqui vai a receita. É facílimo.
.
Panna Cotta de Iogurte

200 gramas de creme de leite fresco
45 gramas de açúcar
1 fava de baunilha
6 gramas de gelatina em pó sem sabor
100 gramas de iogurte integral

.
Misture o creme, o açúcar e a fava aberta e raspada e leve ao fogo. Quando ferver, retire do fogo e adicione a gelatina (amolecida em 2 colheres de sopa de água aquecida no microondas) e mexa até dissolver completamente.

Deixe esfriar até quase a temperatura do pulso. Acrescente o iogurte, mexa suavemente até que esteja totalmente incorporado e leve ao refrigerador até adquirir consistência durinha.

Queridos, é isso. E aqui deixo uma dica, aos meus olhos um deleite - o livro Os Sabores do Piemonte - Receitas, História e Histórias, fantástico e com receitas mega gostosas. Leitura imperdível para quem curte cultura e gastronomia juntas! Vale a leitura.
beijinhos a todos,
Dani

10 comentários:

  1. Este teu post é poético. Adorei lê-lo. super abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani, você pediu pra eu visitar o seu blog,aceitei o convite. Gostei muito do seu estilo e as receitas são maravilhosas! Com certeza, seu blog já é um sucesso.Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dani
    Vim retribuir o teu convite, obrigada.
    Parabéns pelo teu Blog, gostei imenso da maneira que introduzes as tuas receitas, excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Queridas, só tenho a agradecer os fofos comentários e a pronta visita!
    Beijinhos,
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Vim agradecer seu convite...
    Que receita gostosa e me parece levinha.
    Bjs
    Nani
    Vou te linkar,ok?
    Bjs
    Nani

    ResponderExcluir
  6. Que bom que vc veio! Me link sim!!! A receita fica super levinha, mesmo.
    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  7. Olá, seu espaço é super bacana...bjs...Walkiria Chaim

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani!

    Bem-vinda ao mundo dos blogs!

    Para aquelas ocasiões bem especiais, já sei onde encontrar uma receita bem diferente e sem dúvida maravilhosa...aqui, pelo jeito, vou encontrar varias!!
    Um grande abraço e tudo de bom!
    Ju

    ResponderExcluir
  9. Dani, adorei a receita da panacota com iogurte...estou me esbaldando com tanta receita que leva iogurte, muito nutritivo, não vejoa hora de fazer um,
    bjão
    Paula

    ResponderExcluir
  10. Queridas, que bom que vcs estão gostando!
    Adorei a visita!
    bj
    Dani

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails