quarta-feira, 23 de setembro de 2009

É impressionante!!!




Ontem folheando despretensiosamente um livro de artes aqui em casa, lembrei me porque o comprei. Foi um presente que dei a meus fofos olhinhos!!! Mergulhei nas obras de um de meus pintores preferidos – Auguste Renoir. É realmente impressionante, ou seria impressionismo? Les deux!



Café da manhã pour Renoir



Café da manhã nos dias de hoje em Limoges
                                                                       

Natural de Limoges – França, cresceu em uma família humilde mas com muita raça, ninguém desistia naquela casa... A exemplo disso, quando fez 23 anos, pegou suas economias e rumou a Paris (que chatice partir para a cidade luz!). Embora Manet declarasse que ele havia de desistir pois não tinha talento para a pintura, Renoir não se deu por vencido, ergueu sua celebre cabecinha e foi aceito na Escola de Belas Artes de Paris – está bom?



Ponte em Limoges.


Acho que para ele era pouco. Rejeitado pelo Salão Oficial das Artes, não se deu por vencido e insistiu. Desta vez a sua “Lise” foi admitida pelo Salão. Incansável em suas caminhadas pelo Louvre, sempre estava ligado às artes e ao impressionismo, estilo novo que havia adotado e que corajosamente apresentava em suas telas sem muita anuência da crítica! Até aí, nenhum gênio foi compreendido na sua época, certo? Errado!


Cores de Renoir


Renoir foi ganhando fama, e enfim pôde ver suas obras expostas no Louvre, sua segunda casa! E foi justamente revendo suas pinturas, que me inspirei na cozinha de Limoges e de suas belas paisagens para fazer um prato simples mas com uma carinha de interior da França e, que como em uma pintura impressionista, combinasse as cores de maneira muito feliz, e no meu caso, deliciosamente!


Utilizando os ingredientes magníficos que esta cidade nos presenteia e que por sorte é época aqui no Brasil resolvi agregar legumes, algum cogumelo (que nessa região francesa são muito variados), e um fruto do mar. Hoje em mais uma visita ao mercadão, me rendi ao camarão vermelho médio.

Segue a receita.





Camarão com fatias de legumes e funghi


1 beterraba
1 abobrinha
1 cenoura
4 tomates italianos
1 colher de sopa de funghi
4 camarões vermelhos médios
Azeite, vinagre de vinho branco de boa qualidade, sal e pimenta branca moída na hora



Hidrate o funghi e refogue com um pouco de azeite e sal. Escorra e deixe separado.

Passe os vegetais (menos os tomates) pelo ralador criando fatias bem finas. Leve as fatias de beterraba no microondas por 30 segundos e reserve. Branqueie as rodelas de abobrinha e de cenoura, reserve também.

Pique o tomate em cubos pequenos.

Cozinhe os camarões em água temperada com sal e pimenta. Retire do fogo e deixe na água até o momento de montar o prato.

Em um prato de sobremesa coloque as fatias de beterraba primeiro, depois as de abobrinha e por fim as de cenoura. Faça uma 'cama' com os tomates. Coloque o funghi na curva do camarão e o coloque em cima dos tomates.

Faça uma mistura de azeite, sal, pimenta e vinagre e regue a prepação.

Voilà, c'est ça!!!

Espero que gostem e que se inspirem...
beijinhos,
Dani

6 comentários:

  1. Dani, obrigada pela visita lá na minha cozinha! :)Seja sempre muito bem-vinda!
    Seu blog é delicoso, parabéns! Vou aparecer sempre por aqui.
    E que prato lindo esse. Amei!
    Beijos
    Thais

    ResponderExcluir
  2. A primeira vez que vi um Renoir foi no MON - Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. De tirar o fôlego! Assim como o seu camarão! Parece uma pintura!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dani,
    Vim retribuir a visita e... que bela surpresa!
    Você tem um blog charmoso, parabéns! Eu também gosto dos impressionistas, e mais de Renoir que de Monet (aos ouvidos dos entendidos em arte, isso talvez soe como heresia!). O seu camarão com legumes ficou interessante e me lembrou as finger foods.

    ResponderExcluir
  4. O prato ficou lindo, parabéns! Gostei muito do blog, será um prazer trocarmos receitas.
    Vou amanhã ao mercadão, pena que é tão cheio aos finais de semana.
    Obrigada pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Olá Dani!
    Vim conhecer você e o seu delicioso Le Sucrier! Um encanto de blog, uma delicadeza de olhar...Comentei aqui por que nem saberia escolher outro post, é um mais gostoso que o outro! Você está em São Paulo, capital?
    Um beijo por enquanto e um lindo fim de semana também querida.
    Cherry

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails