quinta-feira, 13 de agosto de 2009

No tempo da Vovó

Ontem uma criança me perguntou como eram minhas avós. Acho que a pergunta teve mais impacto em mim do que a resposta para ela... Entrei numa longa reflexão, (rs) e claro, como uma enlouquecida por gastronomia, viajei pela cozinha de cada uma delas.


Hoje, a maioria das avós são muito moderninhas, mal entram na cozinha, dirigem SUVs, fazem pilates, adoram cinema europeu, cortam o cabelo com o Celso Kamura e todas continuam sendo o MÁXIMO!



Mas como tudo na vida tem seus prós e seus contras, os netinhos de hoje perderam uma coisa muito importante, o cheirinho de coisa gostosa no fogão! Quem tem mais de 30 anos, é bem possível que teve pelo menos uma avó nos moldes da Dona Benta, salvo as devidas proporções.



Eu tive a sorte de ter duas!!! E ainda posso sentir o cheiro de bolinhos de chuva borbulhando no óleo escaldante, ou ainda, debruçada na mesa apertando um pedaço de massa de crostoli enquanto a vovó passava a massa na máquina de abrir macarrão...



O mais curioso de minhas lembranças, é o fato de que os sabores eram os mais simples possíveis, nada de sofisticado ou de complicado... Eram pamonhas no forno a lenha do sítio, o frango com molho, ou simplesmente o feijão que dava para ser comido puro, de tão bom que era!!! sem falar nos biscoitinhos de nata, que durante muito tempo hesitei em provar e depois que provei virou um dos meus favoritos.



Mas não podemos nos esquecer que vó é vó, então as moderninhas de hoje, com certeza, terão em seus netinhos outras lembranças gostosas, quem sabe aquela viagem de rali que eles farão algum dia?! (rs)

Segue uma receita com gosto de Vó:


Biscoitinhos de nata

Ingredientes:
1 copo americano de Nata
2 col. cheias de sopa de açúcar
1 col. de sopa de fermento em pó
1 col. cheia de sopa de manteiga
Farinha de Trigo (o quanto baste para atingir o ponto)

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes e coloque a farinha de trigo até desgrudar da mão.
 Abra a massa sob uma superfície polvilhada de farinha e corte os biscoitos. Asse em fogo baixo até que estejam corados. Deixe descansar por 10 minutos antes de manipular.
Doces beijos e até breve,
Dani

2 comentários:

  1. Que história linda! Adorei a receita que parece bem fácil de fazer.

    ResponderExcluir
  2. Voce tem alguma receita de glace para por por cima?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails