sábado, 15 de agosto de 2009

Nosso Mercadão

Ontem andando pelos blogs que costumo passear, li uma postagem do Daniel do Panela de Cobre, sobre uma geléia de morangos onde ele diz que os ingredientes são importantérrimos na execução de uma receita e isso não é nada mais do que a pura verdade!!!

Na minha opinião um ingrediente que não seja muito bom, pode arruinar uma receita, ao passo que aquele fresquinho, de boa qualidade, é capaz de produzir manjares dos Deuses... Experimente pegar uma simples cenoura, fresca, com suas cores bem vivas, bem firme e cozinhá-la no vapor com apenas um pouco de sal, que deve ser adicionado somente depois de pronta, e... Voilà, deliciosa e suculenta.


Mas, voltando aos morangos, compartilho da opinião do Daniel, ô bichinho difícil de se encontrar... bom! Geralmente são sem gosto, meio pálidos, chegam a parecer doentes os pobres coitados, entretanto, como já disse antes, a vida não é feita só de lágrimas e encontrei-os graúdos, doces e com 100% de aproveitamento. Onde??? No Mercadão, ou Mercado municipal do Estado de São Paulo, ou ainda Mercado da Cantareira!


Devo confessar que adoro ir ao Mercadão, para mim ele é um programa e tanto. Da última vez, uma quinta-feira, saí de casa ás 11 horas, com minha fiel escudeira Zefinha e 30 minutos depois estávamos adentrando àquele prédio maravilhoso. Por ser férias estava relativamente vazio e não enfrentamos muitas cotoveladas pelos corredores.

Depois de abastecer o freezer com as carnes fresquérrimas do box 'Invernada Grande', fomos direto a Banca do Juca, onde comprei os morangos mais perfeitos do mundo. O preço é um pouco mais caro, mas o desperdício é zero! Ainda arrumei um tempinho para passar na Banca do Ramon e fazer a festa com os temperos, pimenta jamaica, zimbro e pimenta dedo de moça desidratada. Mais um peixinho aqui, um queijo Pecorino ali e uma hora depois já estávamos rumando pra casa! Felizes pela qualidade e algumas barganhas adquiridas...

Há quem não suporte ir ao centro, e no Mercadão, mas acho um passeio obrigatório para os paulistas, para os cozinheiros de plantão, nem se fala - deixe a preguiça de lado e coragem, mas tente ir em dias de semana, nem muito cedo, nem muito tarde. Fins de semana a lotação é máxima, todo mundo atrás do sanduiche de mortadela ou do pastel de bacalhau que pesa uns "15 quilos". (rs)

Enfim é isso, fica a dica cultural. A receita da geléia posto depois que eu experimentar, mas vou ter que voltar lá no Mercadão para comprar mais morangos pois aqueles foram devorados em minutos aqui em casa!

beijinhos, e até loguinho.

3 comentários:

  1. Oi, Dani... Que blog mais delicioso.... Ameiii... Esta semana vou atras de fazer os biscoitinhos de nata e/ou os suflês de nutela.... Orgulho de vc amiga, sempre tdo perfeito... Bjos Lolo

    ResponderExcluir
  2. O mercadão tem um cheiro especial.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails