domingo, 16 de agosto de 2009

Nem só de batata vive a Bolívia

Esse país pobre, com um povo simpático e convidativo, tem uma forte personalidade gastronômica. É vero que muitas vezes estranho ao nosso paladar, eu por exemplo, não sou muito chegada em uma de suas grandes tradições, que seriam tripas, veias, rins e coração de boi ensopados! Essa fico devendo.
.
Lá, podemos encontrar por volta de 120 tipos de batata, o milho mais doce do mundo e uma variedade imensa de frutas cítricas, todas lindas e bem saborosas ( boa parte delas podemos encontrar aqui no Mercadão). Sem dizer nas deliciosas saltenhas, pastéis assados recheados de vários sabores que são consumidas principalmente de manhã, mas são vendidas nas ruas e praças durante todo o dia.

Mas o que realmente me intriga não são todas essas coisas e sim uma dúvida que me persegue há mais de 30 anos! Quando eu tinha por volta de 4 anos, fui a Bolívia com a família toda, quase toda mesmo, pai, mãe, irmãs, tios, primos... ufa! A uma certa altura do passeio pelas ruas do interior boliviano estavam todos sedentos naquele calor de quase 40 graus e nada de padaria, bar, nem mesmo um ambulante vendendo água.



Enquanto todos estavam empenhados em procurar, eis que surge um habitante local, fardado como tal, vendendo mocochinche. Mon Dieu, qu'est c'est que ce??? Todo mundo assustadíssimo com aquela bebida escura, com um pedaço de qualquer coisa indescritível, sendo vendido num isopor??? Quem teria coragem de provar??? Um bando de viajantes a um passo de morrer de sede - menos eu, claro! Acho que desde pequena como com os olhos e naquela época não me pareceu muito apetitoso, mas todos os outros membros da família provaram a tal bebida e AMARAM!!!
.
O tempo passou e depois de uns quinze anos, a história do mocochinche ainda era contada em reuniões de família. Foi quando a curiosidade começou a me atentar, mas tudo que consegui descobrir era que se tratava de uma bebida a base de pêssego.
.
Ontem, vendo o Discovery Travel & Living me deparo com um programa onde o Andrew Zimmern, do comidas exóticas, passa pela Bolívia e prova entre milhões de coisas o danado do mocochinche. Ele provou o de amendoim, mas o de pêssego estava lá, ao lado, firme e forte 30 e tantos anos depois...
.
Bom, em resumo, hoje com o maravilhoso evento da internet consegui descobrir do que realmente é feito o refresco! Descobri que existem vários tipos da bebida, e que realmente a mais tradicional é a da fruta. E ainda, que seu nome significa meleca. Os bolivianos não são muito bons em marketing, suponho! (rs)


Agora enfrento outro problema, na receita vai pêssego desidratado, e não encontro em lugar nenhum, nem mesmo no mercadão... Não conseguirei postar a receita ainda, pois sem o ingrediente principal, não consigo criar as proporções com os outros ingredientes. Se por ventura alguma alma viva souber onde posso encontrar o tal pêssego, please me diga, ok?

.
beijinhos, Dani

2 comentários:

  1. Vc pode encontrar na rua mercuro lá no Bras. Tem muitas lojas que vendem esse tipo de coisa. Boa sorte na procura.

    ResponderExcluir
  2. Carla, muiutíssimo obrigada pela dica. Já fui lá uma vez e adorei, mas nem me lembrei.
    Beijinho,
    Dani

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails