segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Mulheres, queimem seu creme!


O Crème Brûlée, claro!

A origem dessa delícia é controversa. Bien sûr, os franceses levam o mérito por sua criação, mas se olharmos um pouquinho mais de perto, descobriremos que lá pelas tantas na idade média os árabes andaluzes já haviam criado a base do maravilhoso doce e tinham acrescentado em sua receita suco de laranja e algumas especiarias.

Com o passar do tempo, o ‘crème aux Catalans’, como foi batizado pelos seus criadores, ganhou o mundo e na foi na França que seu nome ‘creme queimado’ ganhou dimensões universais.

Lá pelo final dos anos 70 e começo dos 80, a sobremesa aparece no famosíssimo e popularle Cirque” em Nova York, restô de propriedade do ítalo-americano Sirio Maccioni. Aí está nosso queridíssimo conquistando a América!!!


Le Cirque - New York


Durante as décadas de 80 e 90, Paul Bocuse (aquele Chef gorducho com cara de bonzinho) popularizou o tal deleite o colocando em seu menu. Mas como nem tudo na vida são favas de baunilha, hoje quem leva o mérito por isso é Joël Robuchon, que inclusive, ostenta o título de “o melhor crème Brûlée da frança” – Esta fico devendo pois não provei o dele.


Bom, nesse final de semana preguiçoso, estava eu recolhida no acalanto de meu lar, lendo a revista prazeres da mesa, quando me deparo com a receita de um crème brûlée de cupuaçu... quase infarto! Amo esta fruta desde que a provei em Manaus há mais de vinte anos! Mal pude esperar chegar hoje para fazer a receita.


Crème Brûlée de Cupuaçu:
(na revista diz 4 porções, para mim deu 6)

500 ml de creme de leite fresco
168 ml de leite integral (eu não coloquei o leite)
132 gramas de polpa de cupuaçu
100 gramas de açúcar refinado
6 gemas
20 gramas de açúcar cristal para caramelizar (usei mais do que isso)

Ferva o creme de leite, derrame por sobre a polpa e deixe descansar por 30 minutos.

Bata as gemas com o açúcar até dobrarem de tamanho, acrescente aos poucos o creme de cupuaçu. Deixe repousar para tirar as impurezas.

Distribua o creme em forminhas individuais e leve ao forno pré aquecido e em banho Maria, por 30 minutos. (aqui não diz a temperatura do forno, então utilizei a mesma de quando faço esse doce tradicional) Temperatura de 170 graus.

Deixe esfriar de um dia para outro (que óbvio não deixei). Na hora de servir, polvilhe o açúcar cristal, limpe as bordas e caramelize com o maçarico; Sirva imediatamente.

.
Obs. Não utilizei o leite pois sempre faço a versão tradicional e na minha receita só vai o creme de leite, então fiz sem. Deixei na geladeira até o fundo do pote estar frio, depois queimei como sempre. Ficou realmente bom! O azedinho do cupuaçu da um charme especial!

Beijinhos a todos!
Dani

2 comentários:

  1. Dani

    Quero dar-lhe os parabéns pelo seu blog tão interessante e com um visual tão atractivo. Os textos também são muito cativantes, gostei muito do seu jeito de escrever, e aprendi bastante :)
    Temos em comum o gosto pela língua francesa (sou professora de Português e Francês).
    Vou voltar sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Claudia. Volte sempre mesmo!
    Beijinhos,
    Dani

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails