sábado, 10 de abril de 2010

Voulez-vous une tasse de thé?

Presentinho de chá de bebê que dei às queridas amigas

Eu adoro plantar... Adoro cheiro de mato, grama na chuva e infusão de ervas. Infelizmente eu tenho duas mãos esquerdas (considerando que sou destra...) para a tarefa. Parece ridículo que uma pessoa seja incapaz de plantar, pois bem - eu sou! Até que vou bem, vaso, argila expandida, manta terra, mudas e rega... Até aí ótimo! O problema ocorre depois de alguns dias, elas murcham, enchem-se de pestes, morrem... Enfim, sou motivo em potencial para suicidio coletivo do vaso! Quelle tristesse!


Depois de muitas tentativas, decidi que aquilo não era para mim. Passei a mão no telefone e chamei o Sr. Flávio, fofo de carteirinha que cuida do jardim da minha mãe há séculos! Excelente! Ele veio trouxe tooooodo o material (os vasos eu já tinha), e em menos de meio dia ele plantou 10 tipos de ervas, entre medicinais e temperos (ou os dois, rs). Ainda de quebra, adubou, limpou e deixou em ordem as que eu já tinha!

Vaso de hortelã

Vaso de louro, oui eu tenho louro fresco - u-hu!

O tempo está passando e elas estão cada dia mais lindas. Quando chego perto ainda posso ver algumas se encolhendo de medo (rs)... Piadas a parte, adoro esse cheiro que fica nas varandas, vezes de orégano, vezes tomilho... Perfume natural, na sala e nos quartos que fazem divisa com essas varandas perfumadas!

Capim cidreira

Para aproveitar minhas lindas plantinhas, e aproveitar para espantar esse frio siberiano, resolvi pegar emprestado duas folhinhas do capim limão (ou capim cidreira, ou capim santo) e fazer uma infusão (viu Hanny, aprendi alguma coisa!) das gracinhas...


Ficou fantástico, e ainda por cima me transportou lá para minha infância, quando minha querida tia, me fazia um desses. Ela ia com todo carinho ao quintal (onde ainda há inúmeras coisinhas plantadas) e pegava 2 folhinhas dessa erva e me fazia um chá. Devo confessar que às vezes até inventava uma dorzinha de barriga para ganhá-lo... Como se precisasse de desculpas... Ela me faz até hoje!


Bom quem quiser uma infusão de ervas pode pedir e ainda dá para escolher o sabor... Caí de chic, não?
Beijinhos e bom final de semana bem quentinhho para todos,
Dani

25 comentários:

  1. Que delicia Dani...
    isso deve ter deixado teu cantinho tão gostoso...
    eu adoro chás...e essa é uma ótima idéia...
    Ainda mais pra mim que nao sou nada de dedos verdes...
    Bjinhos
    um fim de semana delicioso pra vc...
    JU

    ResponderExcluir
  2. Dani que charme, lindas suas folhas de chà...,linda sua xicara,apesar do calor que finalmente chegou aqui,eu adoraria tomar um chà de capim cidreira que me faz recordar minha infancia...

    ResponderExcluir
  3. Capim cidreira é meu chá preferido, me traz lembranças da infância. Ficou um mimo seus vasinhos plantados! Também não tenho as mãos boas para plantar, acontece a mesma coisa: suicídio coletivo, rs.
    beijos, e bom final de semana

    ResponderExcluir
  4. Não dispenso as ervas frescas, tenho várias, mesmo que as praguinhas insistam! Minha mãe tinha louro no quintal e dava para as vizinhas de tanto que produzia.
    Tomar um chá numa xícara lindinha dessas, fica até mais gostoso...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Então somos duas pessoas com mãos esquerdas querida Dani, adoro plantas, mais não tenho nenhum talento com elas, já minha mãe tudo que planta dá minha filha, ela tem roseirinhas, hortelã e etc e tal, amei a xícara super linda, e esse cházinho tá tudo de bom, bjkas amiga e um lindo fim de semana p/vc e family, ;)...

    ResponderExcluir
  6. Só vc, mon ami, très chic, para desejar um bom fim de semana desta forma.
    Para vc também, querida.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dani,

    Eu me vi demais neste post. Primeiramente por causa da questão de 'ter duas mãos esquerdas para plantas'. Ai, nem me fale, sou motivo de gozações, por parte de minha família (todos ótimos em jardinagem). Mas eu não me conformo, decidi que nesse ano vou melhorar um pouco nisso, rsrs.
    Depois, por causa do chá, bebida que adoro. Tenho também um pé de capim santo. Aliás, faz tempo que tenciono fazer um post sobre chás e já tenho até as fotos!
    A sua xícara é linda e as plantas também estão maravilhosas!
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Ai que gostoso Dani. Sabe que meu sonho é comprar um sítio e nele poder ter uma horta enorme e lá plantar aquilo que eu geralmente compro na feira? Como moro em apartamento e fica no térreo, eu não tenho espaço para ter vasinhos, uma pena, porque adoro mexer na terra também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Vem c[a frô, dá pra manda r um chazinho desse nessa xícara tuuudodibom, dá??? rs
    Eu tb achava que tinha dedo podre pra cuidar de plantas, até que meu irmão, que é agrônomo e trabalhou com flores durante anos nos EUA me ensinou a não ter medo da terra, conversar coma s bichinhas e tb saber a época certa de plantar cada uma.

    Xerinhos

    Paty

    ResponderExcluir
  10. ai chazinho nesse friozinho, tudo de bom! gosto de cha assim, da planta! bom demais!!!! beijo, dani!

    ResponderExcluir
  11. danni ca va? vouz avez me donne une idee. Vou fazer um guia leave in!! vou ver se preparo tudo ate quarta!!!! ahh tenh uma hortinha emcasa tbm! e tudo de bom ne?

    ResponderExcluir
  12. Aff, como o seu blog é lindo, amei,li tanto ontem e antes de ontem que esqueci de deixar cometário, rsrs, beijos obrigada pela força!!!Bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  13. Que delícia suas plantinhas...eu tb tenho uma hortinha, mas tá meio caída por causa da chuva...mas que xícaras lindas! Eu quero! Adoro essas estampas florais tipo inglesas...amo de paixão! Aliás, Dani, vc é tão chic, mas tão chic...que só podia dar uma coisa linda dessas de chá de baby mesmo....
    Beijos azuis minha linda!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Dani!
    Vim te visitar porque minha amiga Glorinha diz que adora seu blog e acha você chic e, como amo tudo isso, baixei por aqui também, atrás de beleza e delicadeza. Adorei o que vi e quase senti o perfume dessas ervas maravilhosas aqui do outro lado da telinha, portanto, acho que vou me aportar por aqui vez em quando. Posso?
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  15. Também tenho capim cidreira plantado na minha pequena varanda...é bastante bom saber que a gente tem sempre essas ervas a mão, pra um chazinho aconchegante não e?

    Lindíssima sua xícara, muito delicada…

    Aqui também esta um frio horrível, você me deu uma ótima ideia!

    Bom domingo pra você,

    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Que lindas fotos!!!! e as plantinhas......uma delicia1
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. moi aussi j'adore le jardinage, j'ai plein de citronnelle dans mon jardin ça sent tellement bon
    l'idée du thé me plait énormément
    bonne soirée

    ResponderExcluir
  18. Um requinte de chá.
    Posso dar um conselho?
    Não desista de plantar, insista!
    E quando o fizer faça-o com carinho, verá que receberá em troca umas plantinhas lindas e agradecidas.
    Eu adoro tratar do jardim hoje passei toda a tarde tratando das minhas fuchsias.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  19. Suas ervinhas estão fantásticas! E essa xícara é um escândalo de linda!!!
    Eu tô sempre tentando plantar coisas mas nem sempre dão certo. Hortelã aqui não vai p/ frente...elas até crescem mas depois vão secando... Na casa nova vou tentar com mais empenho!
    Amanhã meu ramequim de coração luxo vai aparecer no blog!!!
    Bjs
    Boa semana!!!!

    ResponderExcluir
  20. Dani, que sorte você tem!
    Infelizmente eu não tenho espaço para ter mais ervinhas do que já tenho, em minusculos vasos!
    Adoro chá de capim limão!
    Beijos!
    :o)

    ResponderExcluir
  21. Realmente chá é tudo de bom, ainda mais quando as ervas são fresquinha e do nosso "jardim" é o máximo. Lindo, beijos.

    ResponderExcluir
  22. Olá Dani! Adorei seu blog, uma doçura - literalmente hehehe. Vou te adicionar aos meus favoritos para visitar sempre. Beijos e uma ótima semana =)

    ResponderExcluir
  23. Dani, compartilho da sua paixão pelo thé e já te digo que o delicioso de capim cidreira com limão de ontem me ajudou a enfrentar o final da minha semana difícil.... deu sabor... como sempre, vc recebe muito bem, desculpe sair correndo, but you know, o dever me chamava...rs os momentos de chá de meninas com vc são sempre uma delícia.beijos Fê

    ResponderExcluir
  24. dani,
    super coincidência mesmo! que fofa!
    e que lindo o seu presentinho de chá de bebê. amei! tudo muito lindo e delicado assim como é o le sucrier =)
    tb adoro capim-cidreira. o seu pé está lindo e saudável. as folhas do meu cairam um pouco, não estão compridas, apontando para o alto como as suas hehe quero aprender a cuidar do meu pézinho para ficar lindo assim.
    bjos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails