A cor do dia de hoje é roxo na nossa Blogagem Coletiva. Estava pensando no que eu iria postar, pois adoro essa cor e teria várias histórias para contar... Ao invés de um pout-pourri lilac, resolvi contar uma passagem inusitada da minha vida.
Quando fiquei noiva, herdei de meus pais um conjuto de sofás Gordiano. Nem preciso dizer que foi uma das coisas mais legais que iriam abrigar meu home sweet home! Claro que eu mandaria reestofar, trocar o tecido, enfim, seria um novo sofá!
Um dia, perigrinando em um outlet aqui em SP, encontrei um veludo lindo, francês, de excelente qualidade por... R$ 5,00 o metro, isso mesmo CINCO reais o metro. Liguei para Maridíssimo, na época apenas Noivíssimo, e perguntei se poderia comprar. Aí veio a pergunta - Que cor é esse veludo? - Roxo, respondi. Não sei porque o telefone ficou mudo. Depois de algum tempo ele me fez outra pergunta - Não teria outra cor?
Mas eu já tinha imaginado meu sofá roxo, lindo e não pude deixar passar, comprei a metragem necessária e fui para a casa como uma criança e seu pirulito! Não parava de olhá-lo, passar a mão, imaginar ele personificado em meu sofá na minha sala de estar...
Imagem: google
Para todos que eu mostrava o dito cujo, a reação era mais ou menos a mesma: olhos arregalados, minutos de silêncio e risadinha sem graça para finalizar! Bien sûr, haviam os mais diretos como minha mãe - Ai que horror, vai parecer um caixão! Cruzes...
Mas como já disse aqui, sou brasileira e não desisto nunca! Mandei para a Forma para a reforma do bichinho. A Fofa que me atendeu me liga em seguida e como eu não estava me deixou um recado. "Gostaria de falar com você sobre o tecido do sofá". Quando retornei, já temerosa e pensando que eu tinha o pior dos gostos, vem a moça e me pergunta onde eu havia comprado aquela maravilha, que era lindo, que iria ficar um arraso. Dias depois ela me liga novamente perguntando se poderia fotografar o sofá, pois tinha ficado fantástico!
Ponto para mim que contrariei à todos! Quando ele chegou em casa notei que ficara um pouco chamativo, ainda mais porque teve que ser içado por 7 andares (rs)!!! A discrição em forma de sofá!!! O importante é que minha sala o abraçou e um não existia sem o outro. Anos se passaram, e ele fazia parte de tudo que acontecia aqui. Recebeu meus amigos, participou das festas, só ele dava conta de ser confortável no inverno com a brandura de seu veludo...
Hoje esse sofá já está no 3 tecido, mas nenhum foi tão lindo e querido quanto meu roxinho. Agradou a todos depois de pronto e era, com certeza, o rei da sala. Mas vamos ao que interessa, a receita. Fiz um "biscoito fofo" de ameixas secas. Elas não ficaram tão roxas como as frescas, mas o que vale é a intenção!
Segue a receita:
Biscoito Fofo de Ameixas
Massa:
1 e 2/3 de farinha comum
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
180 g de açúcar amolecida e sem sal
300 g de açúcar mascavo
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 ovo grande caipira levemente batido
Cobertura:
310 g de ameixas secas
500 ml de água
1/4 de xícara de mel
Unte uma forma quadrada de 23 cm aproximadamente e reserve.
Misture a farinha, o fermento e o sal. Na batedeira bata a manteiga e o açúcar até ficar macio. Junte a baunilha e o ovo, continue a bater. Junte a massa pastosa à mistura de farinha e mexa bem, até que fique hommogêneo.
Coloque a ameixa e a água em uma panela, leve ao fogo alto até começar a fever, reduza para fogo baixo e deixe cozinhar por 3 minutos. Retire do fogo, escorra bem a água, adicione o mel e bata no mixer, (processador, liquidificador), até ficar um creme grosso.
Coloque 2/3 da massa na forma (ela é bem molenga mesmo), passe a pasta de ameixas por cima e com o restante da massa respingue pela torta.
Leve ao forno pré aquecido à 180ºC por 40 minutos. Espere esfriar completamente e corte em quadrados.
Ficaram muito bons, sentei no sofá, com um desses quadrados deliciosos e uma xícara de chá como companhia e fiquei ordenando os pensamentos, relembrando daquele único e inesquecivel sofá roxo...
Beijinhos,Dani
ai que saudades do seu sofá roxinho...era lindo, e eu era apaixonada por ele! bjs
ResponderExcluirGostei desta mistura de 'memórias' com a receita. Consigo imaginar o sofá roxo. Parabéns pelo post.
ResponderExcluirDani, acho que deve ter ficado lindo! Minha filha forrou um sofá do atelier dela de veludo roxo e ficou um escândalo de lindo! Todo mundo que vê, ama o sofá! Eu, quando fui comprar o tecido com ela tb achei que ia ficar estranho, mas me rendi ao roxo...ficou um must!
ResponderExcluirSeus biscoitinhos ficaram apetitosos...hum....queria um agora pra tomar com café....
Beijos.
linda postagem, se é paixão com certeza dará certo. bjs
ResponderExcluirDani,
ResponderExcluirExcelente recordação, por vezes ganha-se em se ser ousada e manter aquilo que desejamos. Quanto aos biscoitos excelente aspecto, levo a receita para experimentar.
Beijinhos,
Manú
A história do sofa acabou por ser engraçada, mas, as vezes, nada como sermos inusitadas!
ResponderExcluirParabéns! :)
Dani,
ResponderExcluirEstou aqui sonhando com seu sofá roxo, e morrendo de curiosidade como boa ariana,rs
bjo
Dani,
ResponderExcluirEssa cor mostra ousadia e a história casou perfeitamente com o desafio. Diria que é uma cor elegante, forte, pomposa, por vezes, triste..., mas todas as cores têm seu encanto.
Minha cor favorita é o lilás, mais tênue, serena e linda!
Boa semana.
Linda cor Dani, vc arrebentou amiga, ameixa é tudo de bom, e ainda no biscoito, ficou de babar, vou anotar p/ mim, bjkas querida e linda semana p/ vc e família, ;)...
ResponderExcluirQue bonitinha sua história!!!
ResponderExcluirJá dizia minha avó: Mais vale um gosto que um vintém!!! Rsss...
Os biscoitos me parecem muito, muito gostosos...
Uma noite gostosa e tranquila pra você, no sofazinho, que não é mais roxo a essa altura...mas...
ADOREI O POST ESSE BISCOITINHOS DEVEM ESTAR DELICIOSOS COM UM CHÁZINHO!!
ResponderExcluirDani,
ResponderExcluirVocê é das minhas, ou seja, gosta de ousar, sai da mesmice e quase sempre acertamos (ainda bem).
Deve ter ficado show este sofá e se eu fosse você agora, ousava com vermelho rubi em veludo, deve ficar massa.
Beijinhos cariocas lilases
Hummm... Parece uma delicia !!!Sou suspeita, ADORO roxo!
ResponderExcluirBeijos!
Se todos gostarmos do mesmo não tem piada.
ResponderExcluirOs bolos com ameixa devem ficar muito bem a acompanhar um café.
Bjs
Dani, tb adoro roxo, em qualquer tom. Além de linda me acalma muito!
ResponderExcluirE esse biscoitinho, hem? Vou fazer mesmo, pois adoro ameixas!
Xerinhos, frô.
PAty
Bom dia Dani!
ResponderExcluirAinda estou visitando alguns blogs participantes da blogagem coletiva.
Achei o máximo sua história do sofá, que realmente deve ter ficado incrível, e o biscoito...ai! deu água na boca. Vou tentar fazer igual!!!
Lindo post!
Vou seguir você...
Beijo
Astrid Annabelle
Oi, Dani,
ResponderExcluirGostei da estória do seu sofá! Eu também tenho umas 'birras' como os meus gostos e, quando cismo em fazer uma coisa, vou até o fim, rsrs.
Mas sabe que pelo título do post eu achei que ia ler sobre a música do 'Prince' (que eu, aliás, adoro!), rsrs.
Gostei das barrinhas de ameixa e vou levar essa receita.
Beijinho e boa tarde.
Oi Dani!
ResponderExcluirEu tinha uma vizinha na rua da minha avô que fazia esse biscoito e é uma delicia, comia muiito, mas eu cresci ela se mudou e nunca soube a receita, agora eu sei! Veludo roxo é lindo! E eu acabei não fazendo o post roxo, não deu tempo... =(
Bjks.
Oi Dani,
ResponderExcluirJá comentei este seu post. Vim aqui dar-lhe um beijinhos pela sua visita.
Manú
Cumadi do céu! Quase fica viúva antes de casá infartando o dotô, hein?! =)
ResponderExcluirCor linda! Meu marido iria terminar o noivado...rsrs...
Amei esse causo mais gostoso de ler...e esse biscoitin, hein?! Ameixa...é bão tamen!
Um bejim,
da Vinni
Aihh que linda a história do seu tecido do sofá!! Juro que fiquei toda sorridinho aqui hahaha!!
ResponderExcluirAihh é tão bom quando a gente encontra algo que realmente gosta... e quando encontramos alguém que goste tb!!! Parabéns por não deixar de lado seu tecido!
beijinhos mil Por Sami
Brigada pela visita lá no relativizando!!!!!
Dani, vão os sofás e ficam os (magníficos!)biscoitos!
ResponderExcluirOh, my Gosh...
:o)
A historia do sofa e muito gira. E pena nao ter nenhuma foto do sofa com a forra em roxo.
ResponderExcluirAdorei o biscoito de ameixa.
Beijinhos
Que biscoito suculento, adoro suas receitas, são todas bem diferente e originais!!!! E o sofá roxo, então? Originalíssimo! Adoro roxo!!!! Já rou que combina com todas as outras cores???? Bjs!
ResponderExcluir