sexta-feira, 16 de abril de 2010

Para que me serve o jornal!



Quem me conhece, sabe bem que ando evitando as notícias de jornais e noticiários. O motivo é simples, se pegarmos o jornal com força, escorre sangue. Ainda não consegui compreender como posso viver em um mundo tão sanguinário. Como diz meu filho mais velho - Vou cascar fora e me mandar para marte! Quase que peço uma carona!

Bom, ato explicado, vamos ao que interessa. Toda quinta feira Maridíssimo separa para mim o caderno Paladar do Estadão, as raras vezes que ele esquece, Zefinha se encarrega do feito. Enfim, nunca fico sem ler o delicioso presente que vem meio inibido, diria até intimidado, no meio de tanta desgraceira. Isso me confere uns 40 minutos de prazer... Faço um café espresso (descafeinado, pois ainda amamento), sento na varanda, abro o jornal, leio, leio, leio e encontro nessa leitura um momento delicioso.


Embora, verdade seja dita, não tiro muitas receitas dele. Nunca parei para pensar o porquê, mas sei que foram poucas que me levaram à cozinha. Mas como tudo na vida tem exceções, e porque não, gostozézimas exceções, ontem na minha leitura semanal de jornal, me deparei com algo que chamou muito minha atenção, talvez pelo fato de ter grão de bico como ingrediente principal e eu amá-lo de paixão.


Resumindo, li, tive meu momento paz/prazer e ainda de quebra, o jantar de hoje será uma belezinha. Tal qual mandava a receita foi feito aqui em casa, passo à passo, perfeitamente... Nos primeiros 10 minutos já dava para sentir um magnífico aroma que se perpetuava pela casa, e nela ficou até seu término... Hummm, cozinha aquecida, perfumada, com o por do sol cor de rosa... Eu já disse porque amo o outono, não?

Bem queridos, segue a receita


Tajine de Grão de Bico, Frango e Damascos

2 colheres (sopa) de azeite
4 coxas de frango sem pele
1 cebola grande picada
1 colher (sopa) de alho picado
1 colher (chá) de gengibre fresco esmagado
1 e 1/2 colher (chá) de coentro em pó
1 colher (sopa) de cominho em pó
1 e 1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 xícara de damasco seco picado
1 xícara de tomate picado (fresco ou enlatado, com caldo)
2 xícaras de grão-de-bico cozido ou em lata, escorrido
1 a 2 xícaras de caldo de galinha ou água, ou mais se necessário
1/2 xícara de trigo grosso para quibe
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Ponha óleo numa caçarola grande e funda e leve ao fogo médio/alto. Quando estiver quase abrindo fervura, ponha as coxas de frango e doure bem, dos dois lados; tire da caçarola e reserve. Reduza o fogo para a chama média, ponha a cebola na panela e cozinhe até amolecer, por cerca de 5 minutos. Acrescente o alho, o gengibre, o coentro, o cominho, o damasco seco e o tomate. Deixe cozinhar, mexendo, apenas o bastante para soltar qualquer grudadinho do fundo da caçarola.

Acrescente o grão-de-bico e uma xícara de caldo e aumente o fogo para médio/alto. Quando a mistura começar a ferver, devolva o frango à panela. Tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar, checando de vez em quando para ver se a mistura está fervendo suavemente, por cerca de 15 minutos, ou até o tomate desmanchar e os sabores começarem a se misturar.

Ponha aos poucos o trigo grosso, mexendo. Acrescente mais caldo, se necessário, de modo que a mistura fique coberta com cerca de 2,5 cm de líquido. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Tampe e deixe cozinhar até o trigo e o frango ficarem prontos, por 10 a 15 minutos. 1/2 xícara de salsinha fresca picada, para decorar.


Ficou lindo e pelo que pude provar, ficou bom demais. Os temperos conversam entre eles em uma harmonia sinfônica... Vale a pena tentar. Agora é só escolher o vinho e esperar Maridíssimo chegar...

Beijinhos a todos,
Dani

22 comentários:

  1. Nem fale Dani, ando tão alienada pelo mesmo motivo... só desgraça não dá né? horrível.... enfim, o grão de bico parece mara, também j'adore... quem sabe um dia me animo e faço a receita? aí te conto! rs
    bjs querida

    ResponderExcluir
  2. Querida Dani tenho dois motivos para não tocar no véio jornal de papel, o primeiro é igual ao seu os jornais são um sangue só e o segundo é que começo a espirrar com o cheiro tenho uma alérgia forte então nem chego perto de tal follhinha, mas vamos ao melhor tá uma delícia esse seu grão de bico, gente tão temperadinho que só de olhar já começo a salivar, bjkas amiga e lindo fim de semana p/ vc e família, ;)...

    ResponderExcluir
  3. Ai Dani, vc sempre tão estilosa...até para passar uma receita vc tem glamour!!! Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Também abandonei os jornais já tem um tempão, os blogs me informam e atualizam de uma forma mais delicada, aos domingos eu fugia com o caderno de receitas e só...

    Eu salvei a receita do grão de bico pra fazer!
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Dani,
    Os media intoxicam-nos com gueras e desgraças, chega a ser obsceno. Para manter a minha sanidade mental vejo e leio o menos possível...
    O mundo está muito feio!!!
    Linda, é mesmo essa proposta de Tajine de Grão de Bico, Frango e Damascos que nos deixa.
    Beijinho grande.

    ResponderExcluir
  6. Aii Dani, eu adoro o outono tbm...e o que tem pra nao gostar????
    Teu jantar deve ter ficado divido...
    que carinho gostoso de se receber do maridinho e que agora sera retribuido de maneira deliciosa...
    Bjinhos
    JU

    ResponderExcluir
  7. Dani, que receita maravilhosa,temperada e perfumada (imagino). Eu também adoro estes rituais de sentar, ler o que gostamos e relaxar, nada de problemas, só assuntos leves. Bj grande querida. Seu blog tá lindo.:)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dani,
    Os jornais já me fizeram pensar que estamos vivendo os tempos pré-apocalípticos, rsrs. Só isso pra explicar tanta notícia ruim!
    O prato com grão de bico, porém, deve ter ficado delicioso! Amo grão de bico, acho que é um legume personalidade, rsrs.

    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Sou como vc, procuro me afastar um pouco de tanta negatividade. Não é alienação, mas sim uma sensação de andorinha cansada, sabe? mas não desisto de fazer a minha parte, mas gostaria que o resto do mundo fizesse tb.

    E acredita que nunc a comi grão de bico?
    Quem sabe arrisco. ;o)

    Xerinhos, frô.
    Paty


    PS: Obrigada pelo elogio das fotos! ;oD

    ResponderExcluir
  10. Já eu não consigo deixar de ler...mas pulo as desgraças das mortes e vou pras desgraças da política...ai essas são de doer a alma! Mas , vc e a Renata são mesmo chiquerésimas com esses pratinhos de festa no dia a dia...já pedi a ela pra me ensinar...e vc me ensina tb?
    E falando no baby...como ela vai? Gorducha?
    Beijos e bom findi.

    ResponderExcluir
  11. pois é..aqui em casa eu faço muito isso que você faz:separo a parte das receitas e leio com calma.. enquanto o marido devora todas as noticias!!!!mas.. na verdade..eu não vivo sem ler jornais!!hoje.. com tanta coisa ruim..leio só o que me dá prazer..mas..querida!!que receita maravilhosa..dá para sentir o perfume da mistura de ingredientes maravilhosos..amei seu frango..bjus e bom findi...li

    ResponderExcluir
  12. Adorei a sua receita....maravilhosa!!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  13. Que lindo texto, fotos lindas e receita de-li-ci-o-sa!
    Babette

    ResponderExcluir
  14. Dani, amei a receita e a louça !!! Bjim

    ResponderExcluir
  15. Há 2 cadernos em jornais que me interessam bastante, o de gastronomia e o de viagens. Procuro aliar esses dois ingredientes à vida, para tornar mais ameno o dia a dia. Meu marido e eu vivemos conversando sobre esse sadismo da mídia. As coisas boas não geram ênfase na notícia, infelizmente!
    Prefiro ficar com umas boas receitas, como essa.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  16. Dani, amo seu blog, cê quer me matar,né?Qta coisa maravilhosa!Bom final de semana e fique com DEUS!!!Bjs,Rê.

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostei muito do seu blog. Um pena que não vou poder mais participar do sorteio, só hoje abri o e-mail falando da promoção. Mas tudo bem, vou passar a te seguir. Faz uma visita ao meu blog, o endereço é:

    http://designsemprepresentenodia-a-dia.blogspot.com/

    Se gostar, pode me seguir também.

    Beijos! ;-)

    ResponderExcluir
  18. Dani que delicia esse grão de bico e essa louça azul? Eu também amo ler o Paladar, até colecionava, maluca total né? uma pilha de jornais, que estavam amarelando e nunca tinha feito nenhuma receita! E o baby? menino ou menina? Está com 5 meses? Eu imagino que seus filhos são fofos e gorduchos com tanta comida gostosa...!
    Bjks.

    ResponderExcluir
  19. hello
    I have a price for you on my blog, you can take it
    good day

    ResponderExcluir
  20. Dani,já bandonei todo tipo de jornal,tanto de papel como os outros...não dá para aguentar tanto sangue né?Acho que é melhor ficar nas coisas boas como as receitas,e claro vc dividiu com a gente.Bjus e bom domingo.

    ResponderExcluir
  21. Dani, sempre estou atrás de receitas interessantes com grão-de-bico. Ja até vi algumas, nas nenhuma q me interessasse. Confesso que esta me chamou atenção.

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  22. Amore!! Amo grao de bico, fiquei com agua na boca!!! Vou experimentar qquer hora, afinal esses ingredientes eu acho aqui...hehehhe
    Bjos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails