sábado, 10 de outubro de 2009

Exagerada, eu sou mesmo exagerada!




Geminiana com ascendente em escorpião, c’est moi! Não sei ao certo o que significa, mas dizem os entendidos que o exagero e a veia teatral consomem boa parte de minha persona. Aliás, opinião de quem não entende do babado também! Vixi!

Ok, culpada! Sou sim meio abusada e adoro as purpurinas de uma Drama Queen,  fazer o quê? Mas será que o exagero não está nos olhos de quem analisa a situação? Será que as pessoas não confundem excesso com exagero?



Aos meus olhos:

Excesso de amor = amor nunca é demais

Excesso de zelo = quando a gente ama é claro que a gente cuida (já dizia Caetano)

Excesso de loucura = felicidade

Excesso de peso = gostosura (ainda mais com 8 meses e meio de gestação)

Excesso de recheio = delícia

Já dizia o velho sábio, você pode ver o copo meio cheio ou meio vazio. Eu, exagerada por excelência, vejo sempre meio cheio... Ré confessíssima!

Claro que nem só de açúcar vive uma mãe que extrapola, não gosto nem um pouquinho quando esmago um de meus baixotes e acabo por ouvir um sonoro, “mãe, não exagera”. Exagero é aquela coisinha minúscula e deliciosa ao exagero, me dizendo até onde é permitido ir. Ele que espere a adolescência para entender, na acepção da palavra, o que significa essa expressão (rs)!



Mas enfim, todo esse rodeio para dizer que desejo de grávida também pode ser bem exagerado, ou seria uma inocente desculpa para, do nada, no meio da tarde ter aquela vontade despreocupada de comer um ‘pain au chocolat’ quentinho saindo do forno (rs)...

Qualquer uma das hipóteses são válidas desde que o recheio esteja cremoso e a massa folhada bem levinha com apenas um toque de açúcar de confeiteiro em sua casquinha. Como diria Zefinha, manto de Maria me cubra! Culpada de novo!



Corri para a cozinha, tratei de bolar um recheio e sabem no que que deu? Exagero! O recheio ficou muuuuuito bom, mas como toda boa exagerada foi um pouco demais, calculo que a metade já seria o suficiente. Claro que para o chocólatra do meu maridinho estará perfeito, mas até para mim passou um pouco da conta.



Vou passar a receita tal como fiz, quem se atrever a testar (e deveriam, sem falsa modéstia) pode dividir o recheio ou fazer duas receitas de massa.

Segue a receita:



Pain au Chocolat

1 folha de massa folhada de 300 g em temperatura ambiente (usei a arosa)

1 xícara de chá cacau em pó meio amargo (usei o dos frades)
½ xícara de chá de açúcar de confeiteiro
½ xícara de leite
80 g de chocolate escuro 60% de cacau picado bem pequeno

Misturei o cacau em pó, o açúcar e o leite e bati muito bem com o batedor de arame. A consistência fica parecendo de mousse molinho (para minha surpresa).

Desenrolei a lâmina de massa e BESUNTEI exageradamente, pois recheio nunca é demais, com o chocolate, joguei displicentemente os pedacinhos de meio amargo, enrolei a massa, fatiei em 6 petits pains, coloquei na assadeira forrada de papel manteiga e forno neles. Não passei ovo na massa porque a queria um tiquinho mais pálida.

Foram 25 minutos de forno pré aquecido à 200 graus. Quando os tirei, salpiquei suavemente, sem exagero (rs) o açúcar de confeiteiro. Voilà, “les pains au chocolat”.

Queridos, superlativos ou não, tenham um doce feriado!
Bijinhos,
Dani

4 comentários:

  1. Uau...diliça...pro friozinho que está fazendo aqui em casa, esse chiquerésimo pain au chocolat, oh! mon dieu! caíria bem demais!
    Não há dieta que consiga se manter...eu hoje fiz tiramissu pra mim e pra presentear uma amiga de Sampa que está aqui e nunca comeu...já viu,né? Pé na jaca....
    E ainda tem domingo e segunda, haja colesterol!
    Beijocas em vc, nas crianças e no barrigão!

    ResponderExcluir
  2. hmmmmmm
    parece ótimo e nada complicado de fazer.
    vou testar!

    ah! e as mamães podem tudo rs muito recheio e exagero de chocolate!

    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaaaaaaaaaaaa... Vou comer a tela aqui! Um espetáculo! Lindo demais! Babei aqui! Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. É meninas, quando o assunto é filhos ou chocolate podemos ser exageradas mesmo...rs
    beijinhos,
    Dani

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails