quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Vai sobrar para mim!




Ontem, almocinho sem compromisso na casa de minha mãe com as irmãs reunidas. Refastelada no sofá com meu blaster barrigão, inocente, praticamente uma vítima! Eis que surge um assunto cheio de segundas intenções...

Minha irmã mais nova, negação assumida na cozinha, lembrou que daria um jantar na sexta feira e me perguntou como fazer uma carne no forno sem que ela esturrique, encolha e fique sem gosto. Posso garantir que, segundo experiências passadas, não exagerou. Ela e carne no forno não se comunicam!!!

Bom, dei uma receitinha básica, tipo um braseado, que pelo menos não tem como esturricar, encolhe pouco e se ficar sem sabor é só completar com o molho. Como acabou a receita? Sobrou para minha amável pessoa barriguda fazer o fundo para que ela tente a receita. Ah irmãs mais novas!!!



Não satisfeita com a história, deu seguimento a prosa, e eu querendo entender o rumo da mesma. Acabou onde se acaba o jantar: na sobremesa. Com a maior cara deslavada ela me diz que iria comprar qualquer coisa para depois do jantar. Sugeri qualquer doce que nem me lembro, quando como que por um impulso (previamente pensado, eu acho), ela pula do sofá e me pergunta: Você não está a fim de fazer uma pana cotta?

A barriga até tremeu, mas como é muito fácil de ser feito, não só concordei como sugeri uma calda de Mirtilo com redução de Merlot. Nesse momento pensei que o almoço não me fizera bem! Estava alucinando, mas enfim antes de me censurar a sugestão já havia saltado boca a fora. Ela amou a idéia, e quando me dei conta já ditava a lista para ela fazer a compra dos ingredientes! Pas de probleme!

Na verdade estava louca para provar esta calda e posso dizer que ficou muito boa! Desta vez a pana cotta não talhou e o merlot deu o toque chuchu de sua presença!

Segue a receita da calda



Calda de mirtilo em redução de Merlot

750 ml de vinho merlot (please, de boa procedência)
1 xícara de chá de açúcar refinado
300 g de mirtilos frescos (senão achar use o congelado)

Leve o vinho com o açúcar em fogo baixo e deixe reduzir até estar em ponto de calda (eu gosto de uma calda mais encorpada). Coloque os mirtilos, deixe no fogo por mais 5 minutos, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe esfriar e sirva com a pana cotta.

Para mim essa calda pode ser utilizada de mil maneiras, realmente muito versátil!
Espero que gostem...
beijinhos
Dani

2 comentários:

  1. Uau, meu maridao vai amar esta receita, ele adora pana cotta. E o merlot? Ah este aí não precisa nem falar. A combinção destes dois num único prato será um presente para ele que eu estou muito afim de proprocionar.
    Depois conto como foi.
    Tenha um lindo final de semana
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Que calda luxo!!!
    Adoro panacota, qdo fizer preciso comer com essa calda!
    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails