segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A curiosidade quase matou o gato!




Tive uma experiência muito estressante certa vez com meu gato gorducho, que por ter a curiosidade intrínseca do bichano bem acentuada, ‘jampeou’ da janela do sétimo andar em um vôo curioso e sem escala lá para o térreo... Pobre coitado, a curiosidade quase matou o gato!!! Salve as radiografias, cirurgias e pinos externos na pata o fofão se saiu bem, sobreviveu e ainda foi mais mimado do que nunca.

Embora nunca tenha me disposto a aterrissar sete andares de encontro ao chão, tenho um lado muito felino no que diz respeito à curiosidade, claro que de uma maneira um pouco mais inteligente, mas lá está ele firme e forte me empurrando para algumas experiências que me disponho a arriscar. Nada muito arriscado diria...

Ultimamente o combustível que me arremessa nesse âmbito, tem sido a ansiedade. Ela é a culpada pela minha curiosidade que anda circulando pelo universo do açúcar, coisa que não me ocorre com facilidade, sou muito mais ligada a salgado. Mas eu explico. Nove meses de gestação, cano do marceneiro, do colocador do papel de parede, e de outros prestadores de serviço, que teimam em atrasar o quarto do baby, que por sua vez e certa conveniência teima em não querer sair (rs).

Dessa maneira, tudo que se resume a doce atrai minha curiosidade! Andei fazendo uma pesquisa em alguns livros, em blogs, e na net sobre panna cotta de chocolate. Panna cotta pour moi e chocolate pour le maridão, que afinal segura toda essa onda hormonal na maior boa vontade. Direito adquirido!!!



Encontrei muitas receitas, mas nenhuma que usasse os ingredientes que eu queria, não pelo menos todos ao mesmo tempo (rs). Todas que lia levava muita gelatina e eu gosto mais dela cremosa, durinha mas não a ponto de desenformar, as vezes a pedido a faço assim, mas para meu puro deleite, raciono na gelatina!

E assim foi feito. muito chocolate, consistência firme mas cremosa e sem calda, infelizmente não tive muita paciência, até queria arriscar uma calda de vinho branco reduzido com morangos, mas não foi desta vez! Coloquei em potinhos e ficou bem bonitinho, e meu marido xuxuzinho disse que estava muito bom - foi ele quem disse! Nada suspeito, não é vero?

Bueno, segue a receita:








Panna Cotta de Chocolate

1 litro de creme de leite fresco
30 gramas de cacau em pó meio amargo
160 gramas de chocolate ao leite
250 gramas de açúcar refinado
12 gramas de gelatina sem sabor (hidratada com 2 colheres de sopa de água e 10 segundos no microondas)
1 Pitada de noz moscada ralada na hora
1 colher de café de extrato de baunilha

Em uma panela coloque o creme de leite, o açúcar, a noz moscada, e o cacau em pó e leve no fogo médio até que ferva. Enquanto isso derreta o chocolate picadinho no microondas por 1 minuto, retire e mexa bem, se precisar volte ao micro e deixe mais um pouco.

Quando a mistura do creme de leite ferver, vá adicionando-a ao chocolate derretido, mexendo sempre. Por último coloque o extrato de baunilha e a gelatina já hidratada e derretida. Mexa tudo muuuuito bem e coloque em potinhos individuais.

OBS. Se for usar um único pote grande, use 20 gramas de gelatina, assim a consistência vai ficar mais uniforme.

Esta foi a curiosidade do findi. Desejo realizado!
Beijinhos
Dani

4 comentários:

  1. Parece marvilhoso,ainda mais para quem acabou de almoçar rsrsr.Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Coitadinho do gato! Espero que ele esteja bem!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Essa curiosidade rendeu um espetáculo de panna cotta! Nunca experimentei de chocolate, mas suspeito que seja a melhor de todas!!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Dani, que delícia eu nunca comi panna cotta!!!! Ah, vc.sabia que na idade média as mulheres usavam a noz moscada para envenenar os maridos?rs... Bjs.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails