quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Tudo na vida passa!


Passando a limpo
ilustração: jandingo.com

Desde que me conheço por gente ouço a expressão – isso passa! Foi assim com o primeiro de tantos machucados no joelho, com dor de barriga, com dor de cotovelo e assim foi. Na adolescência a briga com o namorado: ah isso passa! Queria matar meus pais menosprezando ‘aquela dor intensa e juvenil, parecendo a pior coisa da vida’, mas... Passou!

Olhando retrospectivamente, tudo passa mesmo! Já não me preocupo com provas de matemática, com horários do inglês, ou como pedir aos pais para ir ao cinema com o namoradinho... Tudo isso passou! Claro que as lembranças ficam, passado não quer dizer esquecido, diria só adormecido, quando quero vou lá e acordo uma lembrança... Ou pesadelos como as provas de matemática (rs)!

Mas o melhor disso são as experiências que acumulamos, cada ‘isso passa’ se transforma em uma experiência vivida e se formos espertos, aprendida! Nossa, hoje o papo está sério, mas isso passa também e, como diria meu amigo nos belos tempos de adolescência: tudo passa, até uva passa! Hoje a graça do trocadilho passou, estou mais rabugenta que naquela época e não o vejo tão engraçado a ponto de repetir incessantemente como outrora! Mas ao lembrar o contexto dou belas gargalhadas!

Bom, de onde raios surgiu a idéia desse post? Há algum tempo estava folheando uma revista “Saveurs” e vi uma deliciosa matéria sobre uvas, tudo sobre elas, tipos, cores, sabores... enfim. No meio da reportagem eles ensinavam a fazer – adivinhem o que? – Uva passa!!! Eu amo uva passa e nem preciso dizer que taquei o post it na página para jamais esquecer a receita...

Done! Passados alguns meses, meus filhotes não comeram tantas uvas verdes sem caroço como de costume e as pobres frutinhas, desamparadas na geladeira, já adquiriam um tom amarelo – socorro – vou me matar... Jogar fora nem pensar, estavam no auge do doce, pareciam cobertas por mel. Putz agora ficou romântico! Então não pensei duas vezes, saquei a revista e fiz o raio das uvas passas. Resultado? Nunca mais compro uva passa pronta. As feitas em casa são mais doces, naturais e embora passas, são muito mais carnudas.

Inspiração garantida

Não é necessário nenhum savoir faire espetacular é muitíssimo simples e rápido. Um must have das dispensas modernetes. Fora o luxo de servir aos queridos amigos passas caseiras!

segue a receita com algumas adaptações:


Uvas passas caseiras

500 gramas de uvas verdes sem caroço
50 gramas de bicarbonato de sódio
2 litros de água

Leve a água com o bicarbonato em fogo alto até a fervura. Baixe o fogo e acrescente as uvas já tiradas dos galhos deixando-as na solução por 30 segundos.



Mega orgulho das minhas uvinhas... Servidos?
beijinhos doces
Dani

3 comentários:

  1. Menina, pirei com essa história de fazer uva passa. Vamos às dúvidas idiotas:

    1. Se eu não achar uva sem caroço? (nem sempre tem por aqui e acho que se eu partir a uva p/ tirar o caroço não dá certo né?);

    2. Uva verde vira passas brancas e uva vermelha vira passas negras? (nunca pensei sobre isso).

    3. Os 30 segundos que a uva fica na água é com o fogo ligado (baixo)?

    Pode responder aqui mesmo se quiser (óia eu que folgada)! Depois eu volto!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tati, minha flor, vc não é folgada!!!
    Vamos lá:

    1) Não dá para cortar pois o bicarbonato age lustamente na casca, mas se as sementes forem pequenas... Já vi venderem uva passa com caroço.

    2) Isso mesmo, só não descobri ainda qual uva vermelha que faz a passa, mas desconfio que seja a santa isabel, podemos tentar.

    3) Os 30 segundos são com o fogo baixo ligado.

    Qualquer dúvida é só perguntar.
    Beijinhos,
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Dani...que super prendada...dá um trabalho mas para quem gosta é uma diversão, ficaram divinos,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails