quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pão que te quero quente!



Esses dias, estou testando minha paciência, ou a pouca que tenho, ou penso ter, ou... Enfim... Engraçado, sempre gostei de pão, de qualquer espécie, qualquer sabor está valendo, não tenho preconceito contra esse ser delicioso e irresistível! Mas tem que ser bom, por um bom pão cometo um crime sem perdão: A GULA!

Lembro-me ainda criança, minhas avós no sítio fazendo pão e assando no forno a lenha... Perdão da má palavra – putz grila – que delícia. Hoje as vovós já não estão presentes (em corpo, bien sûr) mas o aroma daquele pão fofo e cascudo saindo quentinho ainda me provoca grande frisson.


“Danhela (você leu certo, com nh, parte do sotaque da avó materna), deixe o pão esfriar, se comer quente vai te dar dor de barriga!” E quem ligava para isso em face da manteiga derretendo e adentrando aquela massa fofa e porosa??? E olha, jamais tive uma dor de barriga sequer.

Então um belo dia pensei que poderia fazer pão em casa, caçei receitas, li um pouco e fui em frente... Um grande fiasco, com F maiúsculo! Então deixei essa vontade guardadinha dentro de mim até virar gente grande (rs), é vero, para fazer pão tem que ter maturidade e principalmente paciência.

Essa é a questão, me falta um pouco da dita cuja. Mas, perseverança tenho de sobra e como a soma do universo tem que ser igual a zero – fui para a cozinha. Dessa vez um pouco mais estudada, já havia lido bastante sobre pães e fermentos, fuçado na internet, em blogs de amigos.

Claro que não quis fazer de cara uma coisa muito complicada. Pensei, vi alguns livros, mas foi uma antiga receita do pão lá da infância que foi classificado! O Forno à lenha fico devendo, mas os aromas me lembraram muito aquela época distante. E vou dizer que deu certo! Ficou delicioso, só poderia ter deixado um pouco mais moreninho, mas padeira de primeira viagem tem medo de queimar a fornada!

Segue a receita:


Pão do Sítio

700g de farinha de trigo (aproximadamente)
3 colheres (sopa) de manteiga
3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
250ml de leite
30g de fermento biológico fresco

Em um recipiente coloque o fermento esfarelado e o sal. Misture até obter uma consistência líquida. Adicione um pouco do leite morno e mexa. Reserve.

Em um recipiente, coloque a farinha (reserve um pouco), o açúcar, os ovos, a manteiga, o fermento reservado e o restante do leite. Misture com auxílio de uma colher de pau (neste momento utilize a farinha reservada).

A seguir, sove sobre superfície enfarinhada até obter uma massa homogênea. Enrole em 3 pães. Coloque em uma assadeira (não precisa untar) e deixe dobrar de volume. Leve ao forno pré-aquecido 150°C por aproximadamente 30 minutos.


Agora vou dizer, retirei o pão do forno estalando de quente e pus na grade na esperança de esperar esfriá-lo assim como ordenaria a vovó, mas confesso que não dei conta do recado e parti uma fatia generosa dessa minha obra e assim como lá no sítio besuntei de manteiga e cheguei a um veredicto - pão quente não dá dor de barriga e é assim que eu gosto!

Beijinhhos a todos,
Dani

4 comentários:

  1. Já somos dois a gostar de pão...
    Posso tirar essa fatia?
    Jinhos fofos

    ResponderExcluir
  2. Dani, gula é normal acho que não tem uma pessoa que não coma mais de duas fatias kkkk. Que bom que vc tem persistencia e fez o pão, depois do primeiro os outros serão fichinha, é muito fácil, e a receita ficou ótima, visto pela foto.
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, nunca consegui fazer meu pão ficar fofinho...o seu tá com uma cara ótima! Meu sonho é ter uma daquelas máquinas de pão...aí, não tem erro.
    Beijos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails