sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Bonjour, Paris


Já não se faz necessário dizer aqui o quanto sou louca por Paris (Paris, tu me manques beaucoup!). Tudo que relaciona-se com a cidade luz me interessa grandiosamente. Amo seus museus cheios de histórias, e não raro, me pego viajando em uma pintura e imaginando a vida da época retratada.

A Belle Époque, minha favorita, com seus vestidos fantásticos de manguinhas bufantes, o avanço de Paris em rumo a uma grande cidade e ainda de quebra, Toulouse Lautrec com seus cabarés magníficos e cheios de charme – e outras cositas mais... Abafemos!


Tem também a Champs Élyseés, há quem diga que é um clichê, que é muito turística, blá blá blá... pas moi! Adoro!!! Comer um Macarron na Ladurée e depois caminhar até a Place de la Concorde por ela, é como conseguir um ingresso para a felicidade, ainda mais de braços dados com Maridíssimo, cantarolando La vie en rose.


A gastronomia francesa, figura entre as coisas inexplicáveis para mim. Como pode uma cozinha ser tão boa, tão deliciosa... E... E... Como eles usam tabletes e mais tabletes de manteiga e o prato ainda assim consegue ser levíssimo!!!! – Pulemos a parte do Cassoulet, que eu amo, mas não é tão levíssimo assim (rs)!

Bom mas vamos ao que me trouxe a Paris. Sempre quis saber, - e ainda quero – a origem do cogumelo Paris. Pesquisei, rondei, li e só descobri que o bicho é muito antigo e foi o primeiro a ser cultivado no Brasil. Mas por que carrega o nome de minha queridinha? Porque bonito, vamos lá, ele não é. Então,  pour quoi??? Quem souber, pleeeease tire-me  da ignorância!


Fato é, que desde a primeira fois que provei o bichinho amei de uma maneira que poderia igualar-se a minha paixão por Paris, e então pensei, ainda saboreando a iguaria: - Só podia ter esse nome!!!

Para minha alegria, passeando pelo mercado, os encontrei fresquíssimos, e como ele é liberado na minha dieta, chumps para o carrinho. Rendeu um delicioso refogado, tão maravilhoso que de repente... Me lembrou Paris...

Segue a receita:

Cogumelos Paris com Tomates

4 unidades de cogumelo Paris, em juliene
3 tomates italianos não muito maduros, cortados em cubos
1 cebola média, cortada em cubos
1 dente de alho, em brunoise
2 colher de vinagre balsâmico
2 colheres de óleo de canola (ou parecido)
sal à gosto
pimenta caiena à gosto
estragão à gosto

Refogue a cebola e o alho no óleo. quando a cebola estiver macia, adicione os cogumelos e dê uma salteada. Acrescente os tomates, e na sequência o vinagre. Tempere a gosto. Deixe refogar mais uns minutos, retire do fogo e sirva.


Beijinhos cheios d'amour e bom fim de semana,
Dani

20 comentários:

  1. Adoro cogumelos e esse deve ficar muito bom!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Voltei!Acabei de votar no Teu blog lá!beijos,boa sorte!chica

    ResponderExcluir
  3. Dani, eu amo cogumelos e este seu refogado com tomates está MARA!
    Paris eu ainda não conheço, mas espero poder conhecer em breve, é o sonho de consumo de todos os cozinheiros...Pariiiii, Pariiii!
    Beijinhos querida!
    Ah, me lembrei de você por conta da sobremesa que postei hoje, é uma salada de frutas assadas com um pinguinho de mel, acho que pra sua dieta pode né?
    Fabi

    ResponderExcluir
  4. Que delícia essa receita, quero testar!!!!!! Dani, vc fala francês? Eu sou uma criatura maluca meio auto-didata e consegui aprender francês sozinha a ponto de conseguir ler livros da Simone de Beauvoir e contos do guy de Maupassant... mas há tempos deixei de praticar e sinto a maior falta... Paris é linda, mas meu sonho é conhecer o interior do país, só tenho medo de não querer voltar pra casa, rsrsrsrsrs!!!!!! Beijos e uym lindo final de semana!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Dani eu amo receitas de refogadinho, são tão deliciosas para acompanhar o pratinho do dia a dia, fora que dependendo da escolha do refogado deixa o prato com uma cor incrível, adorei queridona, vai p/ o caderninho, bjkas enormes e um lindo fim de semana p/ vc e família, ;)... ♥!!!

    ResponderExcluir
  6. Dani: Tb tenho essa fascinação por Paris. Foi amor à primeira vista!
    Este ano comecei a fazer aulas de francês pra me aproximar mais, rsrs. Essa receita parece muito gostosa. Onde será que eu acho esse cogumelo aqui em RP, heim?
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Tb adoro Paris, mas já faz tanto tempo que fui lá que parece até que foi em outra vida, num tempo bem longínquo da minha vida.
    Não vejo a hora de poder retornar e conhecer melhor tudo o que não conheci.
    Quanto à Culinária, tenho algumas restrições. Não é tudo que me agrada.
    Este prato é bem leve, cabe em qq dieta eu imagino.
    Bjs e bom findi :)

    ResponderExcluir
  8. Menina de ótimo gosto!

    Tanto a Cidade Luz, quanto os champgnons me plaîsent beaucoup!

    Abraço, bon weekend!

    ResponderExcluir
  9. c'est vrai que paris est une merveilleuse ville surtout la nuit
    j'aime beaucoup les champignons de paris et je trouve ta recette délicieuse
    bonne soirée

    ResponderExcluir
  10. Dani,
    Também acho Paris um encanto total. Seus prédios, museus, o Sena, a Notre Dâme, a torre, o arco...Lindo demais.
    e o refogadinho de cogumelo Paris deve ser muito gostoso. Sua dieta está dando certo?
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Dani, tb amo Paris, amo a França e o marido tá até aprendendo frances agora, quem sabe a gente não fica por lá um tempo, aqui é tudo nomade kkkk, esses cogumelos sao maravilhosos, feios sim, mas muito saborosos.....beijocas

    ResponderExcluir
  12. Macarron na Ladurée - dica anotada! Quando comer vou lembrar de ti! Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  13. Bonsoir Dani, acabo de descobrir seu blog e adorei ler esse post sobre Paris! Sempre gosto de conhecer as opinioes e descobertas de voyageurs étangers na minha cidade. Amei o blog de voce e vou voltar mais vezes. Vem me visitar em www.smallesthings.blogspot.com. Sou mae de primeira viagem e lá no blog tem dicas sobre visitar Paris com criancas. Bises et à bientôt j'espère, Carine x

    ResponderExcluir
  14. Que delícia Dani, também amo paris, sou suspeita, e amo os cogumelos, vou testar a receita assim que tiver um tempinho... amei amei amei e mais que tudo amei reviver Paris no seu post! um beijoooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  15. Paris, ah, Paris!!!
    Ainda terei o prazer de viajar realmente à cidade luz! Ouvir o Sena me contar suas histórias e namorar em cada uma das suas pontes [se não me engano são 13 no total, é isso?]Ai ai, Só tu pra me fazer sonhar, mas cogumelos... conheço poucos e em casa se entrar é só pra mim, marido detesta. rs
    estava com saudades de te visitar. Agora q melhorei de todas as ites q me atacaram estou começando a colocar as visitas em dia.

    xerinhos, bonita!

    paty

    ResponderExcluir
  16. Bom eu ainda não conheço Paris, mas espero conhecer em breve.
    =)
    Os cogumelos pelo menos eu amo de paixão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Pelo que eu sei, o cogumelo Paris só tem esse nome aqui e na França. E ele nada mais é do que o portobello em estado mais jovem. Nos EUA eles chamam o paris de baby portobello.
    Mas não tenho nada pra te comprovar essa teoria... foi só o que eu sempre compreendi a respeito.

    ResponderExcluir
  18. Uma delícia eu uso muito, por aqui chama-se cogumelo branco. E Paris é ainda não conheço mas sei que é lindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Esses cogumelos ficaram simplesmente deliciosos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails