quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Give quiche a chance!




Coisinha feia o preconceito! Mas fazer o quê? Existe e está aí!!! E pior, o exemplo que vou dar é sobre minha própria pessoa... Rubrei! Bom, negócio é o seguinte: Sempre morri de preconceito contra as pobres e indefesas quiches. Pourquoi? Nem eu mesma me lembro como começou, mas posso enumerar algumas causas que me levaram a torcer o meu pequeno nariz para a fofinha.

Toda torta salgada virou quiche

As quiches espalhadas por aí tem uma massa pesada e o recheio não é o original

Uma massa qualquer + recheio cremoso qualquer = quiche



Fora todas as quiches desmilinguidas que provei, com a massa dura demais, mole demais, com recheio farinhento e por aí vai. Não dá para me condenar, dá? Mas enfim tudo na vida passa, tudo na vida muda. Folhando uma de minhas revistas mega, ultra, blaster antiga, uma extinta velhinha Claudia Cozinha, vejo a chamada a verdadeira quiche com recheio original de alho poró (hoje, nem tão original assim). A foto era de outro planeta, provavelmente do planeta das quiches felizes (e verdadeiras como o título denunciava!)

Sua massa parecia folhar, o recheio suntuoso e abundante, dourado por cima.... Uma verdadeira obra de arte. Então toda preconceituosa, não me dei por vencida e pensei - truque de fotografia, sentenciei. Mas pensando mais um pouco lembrei que essa revista nunca me decepcionara nas receitas que arrisquei e resolvi give quiche a chance!



Dei uma lida na receita e vi que a massa só precisava descansar 20 minutos. Mon Dieu, além de preconceituosa, preguiçosa! Guilty again. Sou tão indolente que morro, mas morro mesmo, de vontade de fazer pães, mas só de pensar no 'deixar descansar 200 vezes' me dá aquele soninho. Mas um dia ainda faço.

Voltando a vaca fria, vi que a receita era simples demais e tudo parecia fazer sentido, amei a idéia e fui me atrever, mas o pobre alho poró na minha humilde opinião também me cansou um pouco por conta das investidas em 'falsas' quiches. Continuo amando o fofo, mas desta vez foi a hora das cebolas carameladas invadirem a minha quiche.

Segue a receita:



Quiche verdadeira de cebola caramelada

massa
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de manteiga
1 ovo
2 colheres (sopa) de água
pitada de sal

recheio
2 xícaras (chá) de creme de leite
4 ovos graúdos
4 cebolas médias
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino

Prepare a massa colocando a farinha de trigo em um mármore e abrindo um buraco no meio. Coloque no centro da farinha a manteiga gelada cortada em cubos. Misture com a ponta dos dedos até a massa ligar. Bata levemente o ovo com a água e o sal e adicione à mistura de farinha. Ligue a massa. Deixe descansar por 20 minutos.

Fatie finamente as cebolas , coloque em uma frigideira juntamente com a manteiga e refogue até que fique bem macio. Abaixe o fogo e deixe caramelar, mexendo às vezes até que fiquem bem douradas. Reserve.

Bata ligeiramente os ovos para o recheio e acrescente o creme de leite. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Abra a massa com um rolo e forre fundo e laterais de uma assadeira canelada com aro removível e 24 cm de diâmetro.

Cubra a massa com a cebola caramelada e salpique com o parmesão.

Cubra com o creme de ovos e leve ao forno aquecido em médio (na parte baixa) para assar.

Asse por cerca de 30 minutos ou até o recheio firmar. Deixe esfriar antes de cortar.

Bom é isso, o preconceito não compensa! Queimei a língua e hoje acho que há vida feliz no planeta das quiches. A massa é leve e quase folha mesmo, igualzinho na foto da revista e o creme é muuuito suave! A próxima será de shimeji... Peguei gosto pela coisa!
 
Beijinhos
Dani

2 comentários:

  1. Que coisa mais linda!!!
    Capaz mesmo de derrubar qualquer preconceito!
    Eu gosto quiche, mas não morro de paixão, principalmente porque na maioria das vezes a cobertura fica com gosto de omelete.
    Agora cebola caramelada é covarida! Amoooo!
    Adorei a massa não ter que ficar descansando, não é sempre que minha ansiedade permite esse tipo de receita hehehehe.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O que você quer com esta quiche????? Sabotar a minha dieta e minha promessa de perder muitos quilos este ano é??????!!!!!!
    E agora?????? Se não experimentá-la vou enlouquecer!!!!!!!
    Ficou um deslumbre!!!!
    Bjks,
    Fernanda

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails