segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A magia da cozinha...



Bolo deliciosamente molhado!

Não raras vezes me perguntam de onde vem esse meu gosto pela cozinha. Tenho 2 irmãs que não conseguem fazer um miojo ou, ferver água sem por em risco a integridade física de suas casas (rs). Pois bem, acho que isso vem da época distante de minha infância. Explico:

Quando era pequena, com uns 5 ou 6 anos, lembro de minha mãe desfilando na cozinha. Sim, desfilando! Não sei se eram meus olhos, mas enquanto ela cozinhava, parecia que dançava... Adorava essa magia de
estar com a mamãe, sentir o cheirinho que vinha do fogão e/ou do forno... Admirando minha rainha com carinha de criança que almeja ser como ela um dia!



Naquela época, era tudo mais fácil. Quantas vezes não abri a porta de casa para a vizinha que precisava de 2 ovos para o bolo e recorria à solução mais próxima! Ainda lembro de minha mãe dizer: Leve um a mais caso venha algum estragado. Quantas xícaras de açúcar, de farinha ou aquela colher de fermento não foram buscadas em uma de nossas vizinhas?


Depois do bolo pronto, na minha casa ou da esquina, sempre acompanhava o cheiro de café passado na hora, que era praticamente um convite de agradecimento. E lá estava eu de novo compartilhando a magia do momento.

Acho que a lembrança e acima de tudo, a satisfação dessa época, dessa mãe, dessa facilidade em bater na porta da vizinha, contribuíram para esse meu lado que adora cozinhar. E por saber do quanto isso foi e ainda é importante para mim, chamo meus baixotes sempre que posso para participar das minhas aventuras culinárias! E posso dizer: - Eles AMAM!

Para alegrar essas tardes de sol e temperaturas amenas, um bolo que uma velha amiga me deu a receita. Adaptei daqui e dali, criei uma calda e dancei na minha cozinha tal como minha linda mãe fazia. Depois levei o bolo para a casa dela e agradeci pela infância divina!

Segue a receita


 

Bolo de Amendôas com Limão Siciliano
 
 
225g de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de chá de açúcar
5 ovos
1/3 xícara de farinha de trigo
1 1/3 xícaras de farinha de amêndoas
1 colher de chá de essência de amêndoas
suco e raspas das cascas de 3 limões sicilianos

Calda:

1 xícara de água
1 xícara de açúcar
Suco de 1 limão siciliano
1 colher de café de essência de amendôas

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Forre o fundo de uma forma redonda de 20cm de aro removível com papel manteiga e unte as laterais com manteiga derretida e açúcar.

 Bata a manteiga e o açúcar até que fiquem quase brancos. Junte os ovos, um a um, seguidos de 1/5 da quantidade de farinha a cada adição. Quando todos os ovos e toda a farinha tiverem sido incorporados, misture delicadamente a farinha de amêndoas, a essência de amêndoas, o suco e as raspas de limão.

Despeje a mistura na forma preparada e leve ao forno por 1 hora,  após 30 minutos talvez cubra o bolo frouxamente com papel alumínio para que o topo não queime. Faça o teste do palito para saber se o bolo está pronto e não o asse em demasia ou não obterá a textura úmida.

Retire o bolo do forno e deixe-o na assadeira por 5 minutos. Coloque a calda por cima do bolo ainda quente.

Desenforme-o e deixe esfriar completamente.


Calda:

Leve ao fogo o açúcar com a água espere derreter e deixe ferver por uns 8 minutos.
Adicione a essência e o suco do limão e desligue o fogo.
Utilize ainda quente.

Espero que tenham gostado.
Um beijo,
Dani





14 comentários:

  1. Dani, que delícia de texto! Adorei! Ainda encerrou muito bem, com um bolinho delicioso! beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história e só poderias ter gasto ao cozinhar...

    Linda e ótima receita.beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Dani querida, fico muito feliz em saber que está se recuperando e que alegria ver novamente uma receita sua! Amo suas histórias sempre tão doces e especiais! Esse bolo deve ser maravilhoso, que coincidência, ganhei limões siciliano de uma vizinha querida, vou tentar fazer o bolo, tentar...
    Carinhosa-Mente
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Saudades de tu, frô!
    Espero que esteja bem e muito feliz! ;oD

    Mega xêros!
    Paty

    ResponderExcluir
  5. adorei ler suas lembranças..e amei essa receita de bolo..bjus

    ResponderExcluir
  6. Dani,
    Como é boa essa mágia aqui do seu blog!! :)
    E a receita então? delicia, vou testar.
    bjo querida

    ResponderExcluir
  7. Dani,
    Uma pena que na infância dos meus filhos não houve essa partilha na cozinha. Minha vida era bastante agitada conciliando trabalho dentro e fora de casa por muitos anos...
    Com os netos vou corrigir isso!
    Adorei o texto e o bolo deve ter ficado divino.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Você sempre ilustrando seus posts de uma maneira deliciosa!

    Gostosura de bolo!

    Abraço pra voce!

    ResponderExcluir
  9. Que saudades daqui!!!!!! Desculpe meu super sumiço!!!! Precisei tirar férias do blog pra me dedicar a outros projetos e fiquei mais tempo fora do mundo virtual do que gostaria! Senti muita falta de blogar! Além da receita maravilhosa, amei seu relato de como começou a se interessar pela cozinha. Fiquei imaginando sua mãe dançando literalmente com um bolo bem cheiroso nas mãos! É engraçado porque a maioria das amigas aprenderam a cozinhar com as mães, mas a minha nunca gostou de culinária. Dela eu puxei o gosto pelas artes, desenho, artesanato e pintura, mas comida e festas foram influência do meu pai! Um beijão!

    ResponderExcluir
  10. Lindas fotos e lindo seu blog! Tudo uma gracinha, e a receita maravilhosa!!! beijos

    ResponderExcluir
  11. Seu blog é uma doçura!!!

    tem sorteio lá no blog
    Abraço
    Lara

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails