sábado, 29 de maio de 2010

O que é quem tem na papinha do nenem?

Meus filhotes nunca comeram papinhas congeladas, ou aquelas de potinhos pois amo fazê-las, inventar sabores novos e vê-los deliciando-se com as comidinhas que preparo para eles. Além do mais é tão fácil de fazer, que... Ok, dá um trabalhinho sim, mas compensa cada colherada (rs)!

Também acho que muuuuito de vez em quando, os potinhos podem ser a salvação, mas Dieu merci, só recorri a elas uma vez com o mais velho em uma viagem à praia. Ele detestou e meu cunhado acabou comendo (rs), lembra Fê? O pequeno mandou bala no purê de batatas e na lula que havíamos pedido.

Adoro pedir coisas fora do cardápio, quando temos um bebezinho, todos parecem adorar ajudar e querem fazer seu melhor. O povo brasileiro é bem solícito... O mesmo não se pode dizer de los hermanos, em uma das vezes que fui a Buenos Aires fiquei indignada com o que eles oferecem em matéria de papinhas para bebê. Eu sinceramente não sei o que os babies argentinos comem, mas a ÚNICA coisa que encontrei no mercado deles era um pó, no maior estilo cremogema... Um horror, jamais daria aquilo ao me fofuchito!

Flor de metal em Buenos Aires 

Depois de dois dias procurando como uma desesperada, e o filhote comendo apenas pure de papas, não aguentei! Fui ao mercado, comprei carne e legumes e voltei ao hotel. Meu destino foi certeiro, direto e reto para a cozinha. Chamei o Chef e expliquei a situação, delicadamente dizendo que euzinha iria fazer a comida do meu baby. Depois de processar o que aquela louca havia dito ele me disse que eu o auxiliasse no preparo.

Hotel Hilton - Puerto Madero

Não preciso dizer que quase infarto. Minha própria pessoa pilotando o fogão do Hilton... Aquela cozinha enorme cheia de coisas... Ai, ai... às vezes a loucura compensa. Eu tive uma experiência fantástica e meu gorducho teve sua deliciosa papinha feita pela mami. Papinha sabor 'ojo de bife' (rs)!

Eu brinco, mas levo isso muito a sério. Só utilizo produtos orgânicos, carne fresquézima, e muitas ervas frescas que cultivo em casa. Faço questão de escolher o que está na época, assim consigo vegetais mais frescos e apetitosos (com exceção da mandioquinha que uso sempre!).

A escolha

Mis en place

Quase lá...

Segue a receita:


Papinha Básica para Fofuchitos

2 cenouras pequenas
1 inhame pequeno
1 mandioquinha pequena
1 batata média
1 ramo de brócoli
2 gelinhos de caldo caseiro de legumes*
2 folhas de louro
1 pedaço de carne
1/4 de cebola

Pique todos os ingredientes miudinhos, menos o louro. Refogue a cebola com uma colher de óleo de canola. Quando estiver macia acrescente a carne e doure mais um pouco. Acrescente os legumes e os cubos de caldo e dê mais uma refogadinha. Cubra generosamente com água mineral (ou filtrada) e deixe lá por bastante tempo. Mexa com frequência.

O cozimento é lento em fogo baixo, fica horas curtindo tudo que as ingredientes podem oferecer! Espero até que metade da água evapore e os legume e folhas e fiquem muito macios, quase em ponto de papa mesmo. Retiro a carne, as folhas de louro e amasso bem com o garfo. Adiciono um tico de sal, espero esfriar um pouco e voilà... Nhac...

* Esse caldo de legumes, faço com salsão, alho poró, salsinha e cenora. Deixo eles ferverem na água. Passo em uma peneira forrada com um pano e congelo em formas de gelo. Utilizo não só nas papinhas, mas nos pratos de gente grande também!

 

Dicas de armazenamento da carne:
Sempre que volto do mercadão, volto com vários cortes diferentes. Para a papinha uso o músculo. Chego em casa e já corto no tamanho certo, coloco-os em saquinhos zip e com a ajuda de uma bombinha, retiro to ar de lá de dentro. Fecho muito bem e congelo. Retire do freezer a noite e deixe descongelar na geladeira.


Com os dias mais frios, pode deixar descongelando em temperatura ambiente. Mas esse tempo não poderá exceder 40 minutos. A carne descongela lindamente e muito fresca e saborosa. Meus baixotes amam essas papinhas.


Bom queridos espero que gostem!
Beijinhos melecados de papinha,
Dani

16 comentários:

  1. Dani você devia escrever um livro sobre suas aventuras com os pimpolhos pelo mundo!
    Adoroooo suas histórias!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história do hotel, está demais.
    Mas faria nessa situação faria o mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Menina, animada voce hein? Rsss...Fazer uma papinha pro filhote em Buenos Aires é bem legal, mas pilotar a cozinha do Hilton Puerto Madero...ahhhhh...não tem preço!!!!rssss

    Adorei a história!

    ResponderExcluir
  4. Dani, e o Chef experimentou sua papinha? rsrsrsr! Amei a sopinha, eu também sempre preparei a sopinha do Théo, amo fazer e comer tbém!
    Bjks.

    ResponderExcluir
  5. meus altinhos,ele quase 2 m e ela mais de 1.80 m, ambos universitarios jamais comeram do potinho, sempre sopinhas caseira feitas assim mesmo como vc descreve,de peixes,figado,carnes e frangos,variando o legumes entre si,sucos e chás sem açucar, nunca tiveram gripes, tinham uma excelente resitencia. nas viagens conheci varias cozinhas de hoteis,alias, escolhia os hoteis com esta possibilidade.agora, imagine uma situação ficar mais um mes em USA,com uma criança de 8 anos que nunca comeu Mac na vida, foi um malabarismo. faria tudo de novo. bjs

    ResponderExcluir
  6. Que aventuras essas!... por um filho fazemos tudo: até pilotar fogão do hilton!
    babette

    ResponderExcluir
  7. Que máximo Dani, vc e d+ amiga, adoro sua criatividade, amei suas receitinha de papinha, até os crescidinhos vão querer tbém ,rsrsrsr!!!, bjkas queridona e uma linda semana p/ vc e família, ;)...

    ResponderExcluir
  8. Eita mulher chic , mon dieu! Até pra pilotar uma cozinha de hotel! Dani, vc é um exemplo de que se pode ser chic sem ser fresca...amei! beijos.

    ResponderExcluir
  9. Dani que ótimo, lembro de tudo isso course, aliás aquela trip pra praia foi muito marcante... delícia né? Ainda ganhamos seguro de chuva....rs, tenho várias histórias de papinha vc sabe, lembra do meu carregamento para a argentina? e depois eu super lembro dessa sua história e foi vc quem me salvou nos hotéis da argentina e do chile pra fazer sopinha fresquinha pro nosso loirinho, enfim, ele já tá crescidinho mas como ama uma sopinha vou tentar sua receita e depois eu conto! ameiiiiiiiiiiiiiii
    beijos querida

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu também acho que papinha feita em casa é a melhor opção. Mas olha, vou te contar uma coisa, a pediatra do meu sobrinho, foi convidade pela nestlé a conhecer o processo de qualidade das papinhas deles e ela ficou impressionada com a qualidade, o controle de higienização e seleção dos alimentos. Tudo de primeira qualidade e tecnologia de primeiro mundo. E não existe nenhum tipo de conservante neles. Diz que é até bonito de ver...rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Dani, eu também nunca dei aquela papinha pronta para meu pequeno...sempre dei um jeito para preparar em casa e quando íamos sair ou viajar eu também tinha que me virar para conseguir que ele se alimentasse bem. Usei muito os conselhos da Sonia Hirsh sobre a alimentação natural a base de grãos e misturava a sopa (creme de grãos) aos legumes e alguma carne/frango ou peixe.
    Uma amiga dava o potinho de frutas amassadas...não vou nem comentar...fala sério...
    Enfim, cada um com seu cada um.
    Para o meu lindo o melhor...agora ele já vai fazer 5 anos e é mais fácil quando saímos...mas nada como o cuidado com a alimentação deles.... O sistema imunológico agradece!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Dani, AMEI seu post! Além do Maria Pirão, eu tenho um blog da empresa em que trabalho que atende famílias, especialmente bebês. Queria te convidar para escrever um post para nós - poderia até ser esse - sobre as papinhas... Dê uma olhada no blog e veja se queres:
    www.blogespacocrescer.blogspot.com

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Dani, ateh eu fiquei com vontade de provar essa papinha, tamanha a beleza das fotos!!!! Menina, meu pai jah se hospedou no Hilton de Puerto Madero a trabalho, enquanto eu e Marcelo ficamos em um hotel simplezinho na Calle Florida. O Hilton eh chiqueeeeerimo, voce arrasou!!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  14. Excelentes dicas para quem tem bebes. Fartei-me de rir com a aventura na cozinha do Hilton.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  15. Uau! Teus baixinhos devem amar isso aí!
    E como é que vc conseguiu pilotar fogão num Hilton!
    Tô pasma!
    E olha, não é só os fofuchos que ficam de água na boca, pois eu estou aqui, babando. hehehe
    bjs cariocas

    Beth Q.

    ResponderExcluir
  16. Menina que empenho lindo!!Fiquei fascinada com o teu capricho e exemplo!!! Ah se todas as mães fossem assim, nos meus 17 anos de babá eu não teria tantas discussões por defender o poder da comidinha caseira!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails