domingo, 20 de dezembro de 2009

Yes, nós temos morango!




Morango, hummm que fruta mais gostosa! Acredito que esteja entre os “top 3” das frutas. E digo isso com experiência adquirida nos mercados, feira e sacolões da vida, onde sempre observo uma horda de pessoas carregando suas bandeijinhas para o caixa.

Morango com champagne, com leite condensado, com chocolate, no espeto, na gelatina, em mousse... e assim vai! Versátil essa gracinha, não?

Mesmo que nossa fruta querida, já não seja mais a mesma - além de incrivelmente dar o ano todo, não carrega aquela doce suculência de antigamente – ela continua lá, firme e forte no paladar das mesas brasileiras. Aqui em casa compro aos montes, e olha que não rende (rs), consumido 'in natura' ou em mil variações que a imaginação infantil (e não tão infantil assim!) nos permite.

A fruta sempre foi conceituada, tanto que criaram brinquedos personificando a delícia. Lembro-me de quando era pequena de uma boneca moranguinho, era o sonho de consumo de 9 entre 10 meninas. Era uma gracinha, um cabeção imensamente desproporcional ao corpinho franzino e delicado (que era o charme da questão) e um cheirinho de morango, que, para mim na época, era bom a ponto de perder toda a racionalidade e lamber o pobre bibelô como se fosse um cão saudoso de seu dono.


Nos anos 80 e repaginada
Ilustração: O Globo

Hoje, tudo está diferente, o morango dá o ano todo - não precisamos esperar ansiosos pelo inverno, a boneca moranguinho foi reestilizada – sua cabeça está mais proporcional, e o inverno não é mais batizado com aquela garoa fininha e gelada de outrora (rs), mas o fascínio pela fruta continua.

Pensando nisso, decidi que levaria para a festa de Chanuka da família, uma torta de frutas onde o morango fosse a estrela. O resultado foi muito bom e algumas pessoas me pediram a receita que segue postada aqui. Eu a chamo de torta Frankenstein pois, utilizei a massa de uma receita, o recheio de outra, acrescentei algum ingrediente ou um detalhe, e assim foi...



Torta Frankenstein de Morango

Massa (fiz 2 receitas)
100gr de manteiga ligeiramente amolecida
85 gr de açúcar
150 gr de farinha de trigo
30 gr de cacau em pó puro [sem açúcar]
1 ovo batido

Creme patissier
250 g de açúcar
100 g de farinha
6 gemas de ovos
2 ovos inteiros
1 colher de sopa pasta de baunilha
1 litro de leite

200 g de geléia de morangos, acrescida de 20 ml de água e aquecida até ficar molinha.
2 caixinhas de morango
6 cerejas
6 amoras


Faça a massa:
Coloque a manteiga e o açúcar no processador e pulse até obter uma massa cremosa. Junte a farinha, o cacau e no final junte o ovo batido. Pulse até obter uma massa macia. Coloque numa folha de plástico, amasse num disco e leve à geladeira por 1 hora.

Pré-aqueça o forno em 180ºC. Abra a massa numa superfície enfarinhada e forre uma forma funda de fundo removível com ela. Leve a massa ao forno por 20 a 30 minutos. Retire a massa do forno, remova o aro, deixe esfriar.

Coloque  uma camada da geléia reservando o restante para dar brilho às frutas, e complete com o recheio.

Faça o recheio:
Em um bowl misture as gemas, os ovos e o açúcar, bata bem com um fouet.

Incorpore a farinha e continue a bater até ficar fofo.

Leve o leite a fervura junto com a baunilha. Quando ferver, misture ao creme de ovos, mexa bem e volte ao fogo por mais 5 minutos mexendo sem parar para não grudar no fundo da panela.

Retite do fogo e transfira para uma vasilha. Cubra com papel filme encostando m toda a superfície do creme para que não forme aquela película chatinha que se forma com o resfriamento.

Deixe esfriar completamente e recheie a massa, colocando-o por cima da geléia.

As frutas
coloque os morangos, cerejas e amoras por cima do creme displicentemente e com o auxilio de um pincél, passe a geléia para dar brilho.



Difícil foi manter as mãozinhas gordinhas longe da torta até a hora da sobremesa!

Queridos, a todos um beijinhos e bom fim de fim de semana.
Dani

2 comentários:

  1. Você sabia que o morango é considerado uma fruta falsa? Na verdade as sementinhas é que são o fruto. A parte vermelha que seria o morango propriamente é o receptáculo dos frutos.
    Os puristas até tem um certo preconceito com ele, mas nem ligo porque acho lindo, delicioso e em casa sempre teremos morangos!!!!
    Sua torta ficou um espetáculo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É vero... Nem lembrava isso, estudei em biologia e estava dormente em algum canto perdido em minha cabeça!!!
    bj
    Dani

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails