domingo, 13 de dezembro de 2009

Pobre pinheirinho de Natal!




Hoje o assunto em evidencia é o Natal. Pudera, ôh epocazinha festiva, alegre... Os ânimos se inflam as pessoas deixam se levar pelo espírito do bom velhinho, se tornam mais gentis, amáveis e o mundo parece ter outro colorido.

Mas como nem tudo na vida são renas de nariz vermelho, tem uma coisa que muito me entristece – os pinheirinhos de natal de verdade. Pobrezinhos são cortados para que possamos enfeitá-lo em uma canto da casa e depois do dia de reis esquecê-los em algum lixo qualquer. Não adianta protestar dizendo que vai cuidar do bonitinho para que ele dure até o próximo ano pois ele não resiste.



Hoje é possível argumentar que é ecológico uma vez que existem muitos produtores que os plantam somente para essa finalidade. Pois bem, quando o infeliz é plantado,  já tem sua sentença de morte, o final do ano!

Qual o problema com as árvores artificiais? A minha mãe já tem a dela há 15 anos, minha irmã mais nova “cultiva” a sua desde que casou e, com uma paciência de outro mundo completam suas verdinhas com milhares de balangandãs natalinos deixando-as de dar inveja até no Papai Noel.




Eu confesso, preguiçosa nesse sentido, tenho uma ecologicamente correta, fabricada por uma ONG,  feita em vime,  douradézima que enfeitei com as luzinhas em formas de pequenas estrelas que ganhei dos meus pais. As crianças adoram e não levo mais de 20 minutos para montá-la (contra os 3 dias da minha irmã... rs).

Aqui em casa fizemos uma homenagem à essa bela conífera, biscoitinhos de bergamota que confeitei, e ainda, fiz “oficina de confeitar biscoito” com os meninos. Com certeza os pinheirinhos de natal mais lindos e ecológicos que já vi.






Bicoitos de Bergamota

1 xícara de manteiga amolecida
1 xícara de açúcar
1 ovo
2 colheres de sopa de suco de laranja
1 colher de sopa de extrato natural de bergamota
2 e ½ xícaras de farinha tradicional
1 colher de sopa de fermento em pó

Misture a manteiga, açúcar e o ovo em uma vasilha grande.

Bata em velocidade média, misturando as bordas de vez em quando, até ficar cremoso. Adicione o suco de laranja e o extrato de bergamota, misture bem.

Reduza a velocidade pra baixa e adicione a farinha e o fermento. Bata até misturar bem.

Divida a massa em duas partes e enrole em papel filme. Leve a geladeira por 2 ou 3 horas.

Aqueça o forno a 200 graus. Abra a massa em uma superfície com farinha, 1/3 por vez, mantendo o restante da massa na geladeira.

Corte os e os coloque em uma forma forrada com papel manteiga, distantes uns 2 centímetros. Deixe os assar por 6-10 minutos até as bordas ficarem douradas



Obras de arte feitas pelos meus baixinhos, com muito confeito, glacê e chocolate granulado!

Queridos, sorry pelo desabafo, mas toda vez que passo por um lugar e vejo os pinheirinhos serem vendidos indescriminadamente me da uma dor no coração... Quem compra e acha bacana, viva a liberdade de expressão, aliás por meio dela que escrevi este post.

Eco-beijinhos, verdes como os pinheirinhos!!!
Dani

4 comentários:

  1. Penso como você. Ainda se as árvores resistissem através dos anos, poderíamos até doá-las para um jardim quando já não coubessem em casa, mas condená-las a um único evento para fazer bonito e depois lixo... até dói mesmo. Agora já não tenho grande paciência para enfeitar a árvore, mas a minha também é artificial.
    Feliz Natal!
    Fernanda - Portugal

    ResponderExcluir
  2. deve ter sido uma grande diversão brincar com as crianças e com os biscoitos

    claudia

    ResponderExcluir
  3. ei dani,
    vou ver se me inspiro neste seu post, faço minha decoraçãozinha de natal um tanto mais ecológica e também biscoitos natalinos para um chá da tarde =)
    o que me empolgou um bocado também foi a notícia que colocou ali do lado sobre as maravilhas da mariage frères. ainda vou conhecer esse loja!

    ResponderExcluir
  4. Fernanda - quem sabe conseguiremos converser os mais novos a serem um pouquinho mais ecológicos, não é mesmo?

    Anônimo - Realmente foi uma festa!

    Hanny - realmente esta loja é demais, poderiam abrir uma filial por aqui, né?

    beijinhos,
    Dani

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails