sexta-feira, 4 de março de 2011

Esporão e Pato: casamento feliz!


Todo mundo sabe que eu realmente amo vinhos. Não sou uma grande conhecedora, mas já arrisquei alguns cursos e, acima de tudo sou uma curiosa incansável. Dessa maneira, fiquei um pouco chata e se tenho que colocar alguma coisa na minha boquinha, que seja algo bom.

 
 Quando firmei a parceria com a Qualimpor, responsável pela importação da Herdade Esporão e Quinta do Castro, disse à Bruna, que adorava os vinhos Esporão, que a região do alentejo produzia vinhos deliciosos para meu paladar, mas com sinceridade lhe comentei que não conhecia o Quinta do Castro. Ela, super fofa me deu vários vinhos que serão degustados e inclusive uma linha nova para que eu utilize para fazer as lágrimas lá no Le French Glace, que postarei daqui uns dias.

Enfim, um belo dia provei o Esporão reserva 2008, o prato escolhido para acompanhar a maravilha foi um confit de pato. Levei o vinho ao restaurante, pedi que resfriassem, e quando chegasse o prato trouxessem o dito cujo. O pato não estava em sua melhor forma, o sabor mascarado por ingredientes duvidosos e de confitado, não havia muito.

Garrafa luxo, que tem seus rótulos elaborados por artistas renomados

Entretanto, o vinho, que surpressa! Uma maravilha... Cor escura e brilhante, com aroma encorpado e que durava na boca. Já disse aqui que o bom vinho é aquele que nos agrada, e esse agradou muito. Fiquei imaginando se o prato fosse bem feito, essa dupla seria imbatível. Motivo pelo qual deixo aqui, uma receita de pato a minha moda, para que vocês tentem esse casamento em casa.

Segue a receita:
  

Ragu de Pato

1 pato inteiro
300 ml de vinho tinto
800 ml de fundo de legumes
2 cebolas grandes
4 cravos da indía
4 folhas de louro
4 grãos de pimenta jamaica
4 grãos de zimbro
sal e pimenta a gosto
2 colheres de extrato de tomate.
2colhers de manteiga
1 colher de farinha de trigo

Corte as cebolas em 2 partes, fixe nelas o louro, espetando os cravos nele e nas cebolas

Coloque todos os ingredientes MENOS o extrato de tomate a manteiga e a farinha, em uma panela de pressão de deixe cozinhar por 1 hora.

Retire do fogo, deixe a panela perder pressão, abra, coe o liquido em uma fralda de pano, reserve, e desfie o pato todo.

Em uma panela, coloque a manteiga e deixe derreter. Acrescente a farinha e mexa com figor para que não se formem grumos (se formar não tem problema, irão se desfazer durante o cozimento). Deixe dourar por um minuto e acrescente, aos poucos e sempre mexendo, 1000 ml do líquido reservado.

Adicione o pato desfiado e o extrato de tomate.

Esse Ragu é super versátil, pode ser utilizado em massas, com arroz branco ou selvagem, em recheios de trouxinhas de massa filo, ou quem sabe em um escondidinho de paro com mandioquinha?

Voilá!

Beijinhos,
Dani

8 comentários:

  1. Chic e trés gourmet!!! Hulalá!!!!

    Eu gostei, e foi demais, me deu vontade de participar dessa desgutação...rsss

    Bons feriados,

    Au revoir,
    A Bientôt!

    ResponderExcluir
  2. Frô, eu amo vinhos, pena que sejam tão caros pro meu padrão. Mas me lembrei de um que um amigo querido me mandou de Portugal uma vez: Um tinto seco Touriga Nacional, tão bom, que pensar um pouquinho só consigo sentir o seu aroma e sabor! ;oD

    Parabéns pela parceria! ;oD

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  3. Receita chiquérima, como tudo aqui no teu blog. Já conferi o site da Qualimpor e fiquei bastante impressionada. Eu sou metida a "entendedora" de vinhos, mas não conheço muito os portugueses. Esta é uma boa dica. beijão, Ju

    ResponderExcluir
  4. Dani que tudo de bom suas dicas e receititas, vc arrebenta, um super fim de semana, bj♥kas, Ana, ;)...

    ResponderExcluir
  5. A informação é o primeiro passo para prevenção e controle da diabetes e hipertensão. Por isso, o Ministério da Saúde fez um site para você ficar sabendo de tudo sobre estas doenças. Acesse: www.saudenaotempreco.com.br

    Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  6. Dani, só não entendi...
    ``eu utilize para fazer as lágrimas lá `` ???
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Mundus, uso alguns tipos de vinho para fazer caldas, as quais chamo de lágrimas!
    Bj,
    Dani

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails